A cultura brasileira não deixa dúvidas: artesanato por aqui nunca sai de moda e está em todo lugar. Em qualquer canto do país é possível encontrar, seja nas casas, em restaurantes ou pontos comerciais, algum objeto fabricado à mão ditando a decoração. A vantagem de usar um quadro ou qualquer outro material artesanal em casa é o ar de exclusividade que ele dá ao espaço. Afinal, uns nunca não são iguais aos outros e a diversidade de modelos existente é infinita. Dificilmente você esbarrará com um quadro semelhante ao seu na casa de alguém.

Para escolher um quadro artesanal, a primeira coisa a se levar em consideração é definir o estilo. Moderno, clássico, rústico, boho, divertido, fofo, abstrato… Que tipo de tendência mais lhe agrada quando o assunto é decoração? Além disso, para cada estilo existe uma infinidade de materiais que, juntos, compõem a arte. Impossível citar todos, mas cada quadro pode ser artesanalmente produzido com papel, tecido, tinta, giz, jornal, resto de madeira e até mesmo objetos. Por isso é fácil, mesmo com a casa já montada e decorada, encontrar um modelo que se encaixe perfeitamente no ambiente e no conjunto de características que você precisa e gosta. Se não encontrar, ainda tem a opção de encomendar de um artesão – que também trabalha sob demanda.

Foto_Texto6_01

E se engana quem pensa que, por ser produzido em artesanato, o quadro terá sempre a aparência de algo amador. Muitas são as técnicas desenvolvidas que deixam os trabalhos em quadros com acabamento profissional e em condições de serem comercializados em qualquer grande loja do ramo de decoração.

Ainda há a opção de aliar beleza a funcionalidade. Alguns quadros artesanais, mais que enfeitar, têm utilidade. Feitos em cortiça ou em tinta lousa, por exemplo, servem perfeitamente como porta-recados. Também é comum encontrar quadros feito em artesanato funcionando como porta-chaves, assim como enfeite da porta da maternidade quando do nascimento de um filho.

Foto_Texto6_02

Já se a sua intenção é criar os seus próprios quadros artesanais, saiba que existem muitas opções de materiais e até mesmo objetos inimagináveis que podem ajudar a compor a sua produção. Rolhas de cortiça disponibilizadas de maneira que formem figuras atrativas dão quadros belíssimos que podem decorar adegas ou bares dos amantes do vinho. Botões também são bons objetos de criação de figuras em quadros. Velas coloridas e giz de cera derretidos dão ótimos modelos. E ainda é possível trabalhar com papel de inúmeras maneiras.

Se arte não é o seu forte, use papéis de presente com estampas do seu agrado, papéis de scrapbook ou tecidos e apenas emoldure-os. Com a junção de três ou quatro quadros deste modelo, é possível criar composições criativas. O resultado é melhor que você imagina e a mesma técnica também pode ser usada com renda.

Fazer ou adquirir essas peças não é nada difícil. Definido o estilo ideal para a sua casa, basta correr para a internet e pesquisar. Os portais que reúnem artesãos de todo o país já são tradicionais na rede e exibem modelos para todos os gostos e bolsos. Além disso, são inúmeros os vídeos com passo a passo para você se inspirar.