O segredo de uma boa decoração está nos mínimos detalhes. De nada adianta ter um sofá grande e confortável, uma mesa moderna de grife e um conjunto de cadeiras que custaram uma verdadeira fortuna se o entorno está vazio e sem graça. É aí que entram os espelhos, prateleiras e nichos, papéis de parede, objetos decorativos e, mais precisamente, os quadros.

Indispensáveis em qualquer decoração, são eles que dão personalidade ao ambiente, seja pela ausência de cores ou pela presença forte delas. Seja pelo tamanho exagerado ou pela forma sutil como enfeitam um canto apagado. Seja pelo excesso ou pela singularidade. O quadro reflete a essência do dono e transforma um espaço sem características específicas em um ambiente cheio de informação e vida que diz muito sobre o morador.

Foto_Texto9_01

Sejam eles compostos por fotografias, pôsteres, gravuras ou pinturas, o importante é ter arte nas paredes para garantir um espaço cheio de charme e sofisticado. E com a vantagem de serem objetos relativamente baratos, que possuem uma infinidade de temas e modelos e que combinam com qualquer tipo de ambiente. É impossível não encontrar no mercado algum modelo que combine com você e com a sua casa. Difícil é escolher.

Outra particularidade desses objetos é que são extremamente versáteis. Quadros vestem da sala ao banheiro, passando pelo hall, corredor, escritório, cozinha e quartos e dão o toque final em todos esses ambientes. Basta comparar o antes de depois dos ambientes para perceber o quanto um quadro pode fazer a diferença.

Seja do estilo clássico ou moderno, abstrato ou realista, para não errar na hora de usar um quadro, siga as dicas:

 

  • Fique atento ao conteúdo da imagem. Ele deve ser adequado ao seu gosto, mas também não deve constranger as visitas.
  • Antes de pendurá-los, faça o planejamento dos locais e da disposição dos quadros para não errar e gerar desconforto virtual. Se possível, use um lápis para marcar os locais e pendure os maiores primeiro.
  • Quadros menores devem ser colocados em conjunto para gerar uma composição harmoniosa. Não deixe de instalá-los em linha reta, alinhados na parte inferior ou superior, a seu critério.
  • As molduras fazem toda a diferença e podem valorizar ou desvalorizar uma tela. Escolha-as levando em consideração o conteúdo e também o restante da decoração.
  • Abaixo ao excesso! Quadros são excelentes peças de decoração, mas em quantidade excessiva podem ser um desastre.
  • Quadros grandes ajudam a ampliar um ambiente, mas NUNCA devem ocupar toda a parede.
  • Alinhe os quadros com os móveis que estão abaixo deles. Composições descoordenadas dão a impressão de bagunça.
  • Opte por vidros antirreflexo no caso de quadros com imagens impressas em papel.
  • Fique atento à altura de instalação. O ideal para garantir boa visibilidade aos mais baixinhos e aos mais altos é posicioná-los a 1,60 do chão.
  • Ambientes muito coloridos pedem quadros mais neutros. Já as paredes em tons frios ou claros combinam bem com quadros coloridos.

Foto_Texto9_02

Com um pouco de bom gosto e seguindo à risca essas dicas, seus ambientes ganharão cara nova e agradarão tanto aos moradores quanto às visitas.