Por incrível que pareça, a decoração de um restaurante pode influenciar na fome dos clientes. A escolha de um determinado quadro decorativo, por exemplo, pode conseguir abrir um apetite. Além disso, as pessoas não frequentam restaurantes apenas pela gastronomia: você pode até ir, algum dia, pela fome, mas só voltará se o ambiente lhe proporcionar alguma experiência cativante, não é mesmo? Pensando nisso, é fundamental investir na decoração. Descubra algumas dicas a seguir.

Restaurantes temáticos = quadros temáticos

Para restaurantes temáticos, como os japoneses, os italianos ou mesmo de alguma comida específica, como os tradicionais restaurantes de comida mineira, os quadros decorativos devem seguir a mesma linha da gastronomia oferecida. Por exemplo, um restaurante italiano poderia ser decorado com quadros de cenas das gôndolas em Veneza, um mexicano poderia ser decorado com elementos da cultura mexicana, como as famosas cores quentes. A dica também vale não só para os quadros, mas também para a mobília em geral. Não se devem usar mesas sofisticadas para restaurantes de comida típica, por exemplo.

1

Quadros e datas comemorativas

Pouco usual, mas não por isso desinteressante, é o investimento em quadros decorativos com base nas datas comemorativas. É natal e seu restaurante vai oferecer a ceia natalina aos clientes? Por que não mudar um pouco a decoração com quadros que remetam a essa data?

2

 

Quadros-portfólios

Uma outra opção é fazer uma decoração portfólio. Muitos restaurantes fazem quadros fotográficos com os funcionários ou de eventos já realizados. Além de apresentar à equipe aos clientes, pode ser boa forma de mostrar o sucesso do restaurante.

 

 33 Quadros e o “teste das cores”

Já ouviu falar do “teste das cores” de Max Lüsher? Não? Sim? Indiferente da resposta, a questão é: o que isso tem a haver   com decoração? Tudo. Segundo Lüsher, as cores são responsáveis por provocar sensações no ser humano (ele fez um teste que comprovou isso!).  Demonstrou-se que o vermelho-alaranjado, por exemplo, significa desejo e pode gerar formas de ânsia e de apetite insaciável. Assim, dê preferência a essa cor na hora de decorar o seu restaurante. Além da beleza do ambiente, a ala da cozinha vai ficar bem movimentada!

Por mais variadas que as opções sejam nunca se esqueça: invista sempre em imagens que recordem à cozinha!  Um restaurante bem decorado capaz de criar uma envolvente atmosfera pode conquistar um cliente por toda a vida. Mas não exagere! Muitos quadros no espaço podem poluir visualmente o ambiente.