Quem tem um bichinho de estimação em casa sabe o quanto pode ser complicada a convivência deles junto aos móveis que compõem a decoração. Pelos, marcas de patas e as vezes até algumas “surpresinhas” surgem em todos os lados, o que pode transformar a vida dos donos em um verdadeiro pesadelo.

Mas saiba que existem algumas soluções práticas que ajudam os donos de pets a evitarem esses problemas e garantir uma vida mais longa aos seus móveis, apenas escolhendo tecidos e materiais mais resistentes e de fácil limpeza.

Hoje separamos algumas dicas para que você, seus bichinhos e seus móveis convivam em harmonia, sem problemas ou prejuízos. Vamos conferir?

Acerte na escolha dos tecidos

O primeiro ponto e também o mais importante é a escolha dos tecidos dos móveis, principalmente da sala. Nesses casos, para evitar problemas como mau odor, rasgos e arranhões o ideal é apostar em tecidos impermeáveis e de maior durabilidade como o couro, o brim, o vinil, o chenile e a lona. Esses tecidos são fáceis de limpar e evitarão vários problemas como o acúmulo de pelos e os odores que podem surgir caso o animal urine no móvel.

Para as pessoas que não abrem mão de tecidos como o algodão, a seda e o linho, o ideal é apostar em capas feitas em tecidos impermeáveis citados acima. Assim, quando você for receber uma visita, poderá retirar a capa e logo após colocá-la novamente, garantindo que seu sofá esteja sempre em ordem.

Cuidados na escolha dos móveis

É fato que alguns animais, principalmente os cãezinhos em fase de crescimento, costumam roer tudo que encontram pela frente. Nessa hora, algumas das principais vítimas são as peças feitas em madeira, como os pés do sofá, as pernas de uma cadeira ou até mesmo partes de estantes. Dessa forma, é interessante pensar em móveis que possuam suportes feitos em materiais como o aço, que são menos atraentes aos bichinhos.

Se você não abre mão da beleza dos móveis feitos em madeira a dica é investir em protetores de borracha, que são encontrados facilmente em pet shops. Esses acessórios ajudam a evitar que os bichinhos estraguem as peças de madeira e garantem uma maior vida útil aos seus móveis.

E o tapete, pode?

Essa é uma das principais dúvidas de quem tem animais de estimação em casa: será que dá para ter um tapete? A resposta nesse caso é sim, porém você deve ter alguns cuidados para evitar que os seus bichinhos acabem o danificando ou mesmo transformando seu tapete em banheiro.

Prefira materiais sintéticos, que são mais fáceis de limpar e lembre-se de escolher tons mais neutros como o bege e o nude, assim os pelos que o animal solta no dia a dia não ficarão tão aparentes.

Se você tem um gatinho é interessante também investir em um arranhador, pois gatos tem o costume de usar tapetes para afiar a suas unhas. Treine seu bichano a usar o arranhador, assim você garante uma maior vida útil aos seus tapetes.

Invista também em um cantinho só do animal com uma caminha, comida e água. Esse pode ser na lavanderia, na varanda ou em um cantinho da sala. Assim seu bichinho terá um lugar só dele e evitará dormir nos tapetes e móveis.

Essas foram as dicas de hoje. Espero que você tenha gostado. Não se esqueça de deixar um comentário. Até o próximo post.