Como combinar cores na decoração? É necessário combinar? São algumas dúvidas que podem surgir quando você começa a decorar um ambiente. Acertar na escolha das cores na decoração é fundamental para o sucesso de todo o projeto. Porém essa escolha nem sempre é simples, pois muitas pessoas têm dúvidas ou até mesmo sem sentem intimidadas quando o assunto é a combinação de cores na decoração.

As cores estão presentes em cada cantinho de um projeto, seja no chão, nas paredes, nos móveis e até mesmo nos vidros das janelas. Os estudos sobre cores e como elas afetam nosso comportamento vem revelando a cada dia novas tendências e permitem que possamos fazer escolhas mais centradas. Mas algo que nunca deve ser deixado de lado é o gosto de cada pessoa.

Afinal, nada adianta fazer escolhas “conforme manda o figurino” e no final o ambiente se tornar um grande “nada a ver”, já que não combina com seu gosto e personalidade. Pensando nisso, separamos algumas ideias bem bacanas de como combinar cores na decoração. Assim você pode fazer escolhas mais acertadas e achar o tom certo para a sua casa

Um pouquinho de teoria…

Uma das maneiras mais práticas para saber a melhor combinação de cores em um ambiente é estudar um pouquinho a roda das cores.

Nela, podemos encontrar as cores primárias (vermelho, amarelo e azul), além das cores secundárias e terciárias. Um estudo mais aprofundado da roda das cores revela uma infinidade de combinações possíveis, porém as mais utilizadas pelos decoradores são as cores análogas e complementares. Cores análogas (também conhecidas como harmoniosas) são aquelas localizadas entre as cores primárias, por exemplo: entre o amarelo e o vermelho temos uma série de combinações de tons de laranja e abóbora. Essas cores são consideradas análogas em relação ao amarelo e ao vermelho e podem se sair bem em ambientes em que há o predomínio de alguma dessas cores.

Já as cores complementares são as que estão em lados opostos da roda das cores, por exemplo: o amarelo e o violeta. Quando utilizadas da maneira correta, essas cores podem criar um efeito de contraste que é muito desejado no universo da decoração.

Nesse contexto também estão as cores neutras como o branco, o cinza e outros tons de castanho e bege. Essas cores são muito utilizadas em diversos tipos de ambientes, pois são fáceis de trabalhar e combinam com a maioria dos estilos.

O “quente” e o “frio” na decoração

Cores “quentes” são ideais para decorar vários tipos de ambientes, pois refletem sentimentos como o entusiasmo, a felicidade, a paixão e a energia. Esse tipo de tom é interessante para ambientes como salas, cozinha e quartos de crianças.

Já as cores “frias” traduzem uma sensação de calma, ideal para ambientes profissionais como escritórios e home office. Misturar cores quentes e frias em um ambiente pode ser uma combinação interessante, uma vez que alguns tons quentes complementam tons frios e vice-versa.

Combinação na prática

Uma das melhores maneiras de se fazer uma combinação perfeita de cores em um ambiente é montar uma paleta de cores. Para isso é preciso pensar bastante antes de montar o décor, pois a paleta de cores influenciará a compra dos móveis e acessórios que farão a composição.

Após escolher as cores que mais lhe agradam, procure por objetos com essas tonalidades. Assim será muito mais fácil criar a harmonia com as cores em sua decoração. Lembre-se de caprichar também na iluminação, pois diferentes tipos de lâmpadas podem afetar a maneira com que você visualiza certas cores, mas esse é um assunto para uma próxima postagem. (Não deixe de nos acompanhar!)

Esperamos que você tenha aprendido um pouquinho mais sobre as cores e que possa fazer a melhor escolha para sua casa! Até breve.