Hoje falaremos um pouco sobre dois estilos de decoração que são muito utilizados por decoradores e profissionais do design: o clássico e o moderno. Apesar das diferenças de épocas, os dois estilos podem ter mais em comum do que você imagina, uma vez que podem até mesmo ser misturados, formando um novo estilo chamado “clássico moderno”, que é uma das principais tendências desse momento.

 

O estilo clássico é inspirado nas antigas escolas de decoração. Sofisticado e elegante, esse estilo se inspira em móveis e objetos de outros estilos antigos, como o inglês gregoriano e o francês dos séculos XVII e XVIII. Já o estilo moderno é definido por uma outra vertente, como o conceito de “menos é mais”, que foi consagrado por arquitetos e designers ao longo dos anos. Com linhas retas e padrões bem definidos, o estilo moderno é muito utilizado, principalmente em ambientes pequenos, devido ao seu design “clean”.

Uma questão de espaço

O primeiro ponto que iremos abordar ao compararmos a decoração clássica e a decoração moderna é o espaço. No estilo clássico, muitos móveis, cortinas e objetos decorativos ajudam a preencher o ambiente, criando uma atmosfera de conforto e luxo. Isso certamente exige um espaço maior, uma vez que para criar esse efeito é necessário que haja áreas de circulação bem definidas, grandes janelas para a entrada de luz natural e, se possível, um pé direito mais alto.

Já o estilo moderno se adapta a praticamente todo tipo de ambiente, seja ele grande ou pequeno. Graças as linhas retas e design limpo, os móveis do estilo moderno são adaptáveis a qualquer tamanho de ambiente e ajudam a manter as áreas de circulação livres. A necessidade de poucos objetos e as paredes que quase sempre levam tons claros ajudam a aumentar a sensação de amplitude, o que tornou esse estilo um dos favoritos de quem mora em apartamentos.

Cores

Ao compararmos esses dois estilos não podemos deixar de comentar sobre as cores utilizadas em cada um. Enquanto o clássico busca por um design mais fino e elegante, o moderno deseja um ambiente mais limpo e monocromático. Assim, no estilo clássico temos o uso predominante de cores como o marrom e vários tons de madeira. Nas paredes destacam-se tons pasteis e cores delicadas como salmão, rosa e o lilás, que podem ser combinadas com branco e vários detalhes em dourado.

Enquanto isso, no estilo moderno predomina o uso de tons claros em contraste com tons mais fortes. A mistura das cores preto e branco é uma das preferidas dos designers, pois além de permitir uma infinidade de combinações, cria um design limpo e típico da vertente moderna. Alguns móveis em cores vibrantes também ajudam a compor esse estilo e quebram um pouco o visual monocromático, deixando o ambiente mais alegre.

Tirando nossas conclusões

Observando de perto esses dois estilos podemos notar várias diferenças e também semelhanças. Ambos buscam por um ambiente que preze pelo conforto e beleza, mas utilizam-se de maneiras diferentes para conseguir esse resultado.

Alguns designers modernos buscam misturá-los formando um estilo novo chamado clássico moderno, em que as linhas retas do moderno contrastam-se com o design curvilíneo do clássico, formando uma mistura única, elegante e bastante funcional.

E aí, gostou? Alguma dúvida? Escreva para nós nos comentários.

Até a próxima!