Aquela parede sem graça atrás da cabeceira da cama nunca mais será a mesma. O cantinho esquecido ao lado do armário não precisa ser deixado de lado. Para que deixar a televisão sozinha na parede se ela pode ter boas companhias? Estamos falando de quadros. Onde quer que sejam colocados, sempre têm um papel importante na decoração. Dão vida aonde antes havia apenas o nada. A mágica acontece na sala, onde geralmente são pendurados, mas também no corredor, no escritório e até mesmo nos quartos.

Foto_Texto7_02

Cantinho de descanso, os quartos não costumam contar com muitos objetos de decoração. Normalmente, os elementos decorativos são focados na iluminação e na utilização de papéis de parede. E todos os demais elementos, os móveis, se localizam no entorno da cama. Até mesmo por isso, quando encontramos quadros em um quarto, geralmente eles estão dispostos acima da cabeceira.

Nesse ponto, há três formas básicas de disponibilizar quadros. O espaço combina perfeitamente com um quadro único e grande, sempre com as mesmas dimensões da largura da cama (nunca maiores). No caso de camas box, o ideal é posicioná-lo a cerca de 90 cm do colchão. Em camas com cabeceira, alinhe o quadro 20 cm acima.

Foto_Texto7_03

Outra forma de enfeitar o espaço acima da cabeceira é usar um conjunto de quadros menores. Eles podem ser todos do mesmo tamanho ou não, mas precisam seguir a regra de alinhamento: ou alinha-se todos na mesma reta paralela na parte de baixo ou na parte de cima. O importante, como no primeiro caso, é que não ultrapassem a linha da cama nas laterais.

Os quadrinhos menores também podem ser dispostos em uma prateleira estreita instalada acima da cama. Está na moda e, por isso, dá um ar contemporâneo ao quarto. Em ambos os formatos, as medidas de distância entre a cama e o início da sua nova galeria de imagens deve seguir as orientações já apresentadas.

Para aqueles que preferem decorar os cantinhos menores do quarto usando quadros, o importante é ficar atento às proporções. Quadros grandes darão a sensação de sufocamento e a impressão de que o ambiente é menor. Nesses casos, opte por um conjunto de quadrinhos pequenos, todos do mesmo tamanho, e aposte em uma composição vertical em linha reta.

Foto_Texto7_04

Por fim, há ainda a opção da parede localizada à frente da cama. Com ou sem um aparelho televisor, o importante é lembrar que, embora em geral seja uma parede grande e livre, excessos nunca são bem-vindos. Cuidado para não exagerar na quantidade de quadros e para não misturar estilos e cores. E não se esqueça que as molduras devem todas seguir o estilo do quarto. Brancas, pretas ou em vidro para os clássicos, metálicas ou sem moldura para os contemporâneos.

Quanto à altura, em geral, quadros são pendurados a 1,60 metros do chão, o que garante boa visibilidade tanto para as pessoas mais baixas quanto para as mais altas. Porém, não é uma regra. Nos casos em que o espaço será decorado com um conjunto de quadros, alguns ficarão mais altos e outros mais baixos que essa altura, formando um conjunto harmonioso. Em hipótese alguma, porém, pendure-os em altura superior ao batente da porta.