Relembrando o artista plástico pernambucano Romero Britto, que se consagrou como um dos artistas mais famosas da atualidade: bolsas, sapatos, cadeiras, capas para celulares, dentre vários outros produtos recebem, hoje, estampas assinadas pelo artista. Contudo, o “produto” que o deixou mais conhecido são seus quadros coloridos e formados por figuras geométricas.

Ao misturar influências do cubismo e do pop, Britto criou um estilo alegre, vibrante e muito comercial, diga-se de passagem. Seu trabalho recebe diversas críticas, pois suas obras se enquadram em um mundo de produção e venda em massa. Logo, não teria o mesmo valor, segundo alguns críticos, que o retrato clássico – conforme apresentado no texto anterior.

No entanto, a obra de Britto é cativante e acessível, sendo possível que cada pessoa, ainda que não possa ter um quadro do artista, possa adquirir um objeto comercializado com suas estampas coloridas e alegres.

Prestigiado no mundo das artes, contrapondo a visão de alguns críticos, foi convidado a criar uma pirâmide em comemoração ao retorno da exposição do tesouro de Tutancâmon. Com uma altura equivalente a um prédio de quatro andares, a pirâmide foi construída no parque Hyde.

1

London Pyramid For Tut. 2008.

Dentre os seus retratos, cita-se, por exemplo, o retrato de Michael Jackson, Madonna e da Princesa Daiana. Além desses, ressalta-se o prestígio que o artista tem com as celebridades norte-americanas.

Michael Jackson. 2003. 60” x 48” Acrílico sobre tela.

Michael Jackson. 2003. 60” x 48” Acrílico sobre tela.

Madonna. 2008. 36” x 48” Acrílico sobre tela.

Madonna. 2008. 36” x 48” Acrílico sobre tela.

Princesa Daiana. 2007. 40” x 30” Acrílico sobre tela.

Princesa Daiana. 2007. 40” x 30” Acrílico sobre tela.

Seus quadros e obras são considerados Art Pop e são voltadas para o consumo de todos. O artista possui duas galerias em Miami e o pintor realiza seus trabalhos por meio de um sistema de produção. Ele recebe a fotografia, desenha os primeiros traços, sua equipe preenche os espaços com tintas já determinadas por Britto e o artista, após isso, dá os últimos retoques na obra.

Diferentemente dos retratos clássicos, representando uma pessoa, ou um grupo familiar, Britto leva sua obra para o mundo pop contemporâneo e, por isso, pode ser considerado uma grande “sacada” decorativa, caso esse estilo colorido e vibrante seja uma parte de você. Vale a pena avaliar artistas como Britto na hora de escolher seus quadros decorativos e, principalmente, analisar se essa estética moderna da Arte Pop se encaixa nos seus gostos e no seu bolso. Quem sabe não é possível ter um retrato analisado por Britto e depois receber em sua casa um verdadeiro quadro Romero Britto?!