Foi-se o tempo em que o banheiro era desconsiderado quando o assunto era decoração. Além dos diversos estilos e modelos de revestimentos existentes no mercado, surge uma tendência que vem fazendo com que os quadros migrem das salas e quartos para as áreas molhadas da casa. O motivo não é difícil de imaginar: as visitas podem não entrar em nenhum outro cômodo da casa, mas em algum momento precisarão usar o banheiro. Então, porque não decorar esse espaço?

O uso de quadros, seja no lavabo, banheiro social ou suíte, surge como um detalhe capaz de transformar um local, até então comum e sem graça, em um ambiente com a cara do dono. E, o melhor de tudo, com baixo custo. Trocar os azulejos pode significar altos gastos com material e mão de obra, além de muito trabalho e quebradeira, enquanto pequenos detalhes são baratos e fáceis de instalar.

O estilo é você quem define. Banheiros com predominância da cor branca podem ganhar gravuras ou fotografias com cores vivas para dar destaque ao cantinho onde foram pendurados. Cuidado apenas com banheiros antigos que possuem revestimento coloridos com estampa. Nesses casos, menos é mais.

Foto_Texto4_01

O tamanho também vai depender do espaço disponível. Evite utilizar quadros que cubram toda a coluna de uma das paredes caso seu banheiro seja muito pequeno. Ao invés de criar um ambiente agradável, a sensação seria de aperto.

No caso dos banheiros, não há tema certo ou incorreto ao escolher os quadros.  A regra é usar um gosto pessoal como temática para o ambiente. Os mais desolados podem optar por enquadrar pôsteres com frases divertidas, ilustrações modernas ou imagens de bandas. Os amantes da fotografia podem emoldurar fotos da família ou de autoria própria e transformar o ambiente em uma pequena galeria. Imagens de filmes, capas de livro, recordações de viagem – qualquer assunto pode ajudar a personalizar um cantinho.

Atente-se também para o tipo de moldura escolhida. Evite as molduras de madeira que não passaram pelo processo de envernizamento pois, com o excesso de vapor gerado durante o banho, podem apodrecer ou, no mínimo, perderem a cor. Para resolver o problema, você mesmo pode envernizar a moldura. Basta adquirir em lojas do ramo de artesanato um verniz com acabamento fosco ou brilho na versão líquida ou spray.

Foto_Texto4_02

O local para fixação depende do seu espaço. Foque na parede que esteja mais vazia e sem objetos e a chance de errar é muito pequena. Muito comum também encontrá-los acima do vaso sanitário, espaço que, geralmente, não é utilizado para nada.

Cuidado ao pendurar!

O ideal ao pendurar quadros nas paredes de um banheiro é utilizar fitas dupla face de alta fixação. Isso porque em ambientes molhados, muitos canos de água passam pela parede para abastecer o chuveiro, o vaso sanitário e a pia. Por conta disso, tentar furar a parede pode causar vazamentos ou infiltrações cujo conserto exigiria quebrar todo o banheiro e perder os revestimentos.

Foto_Texto4_04

Uma outra boa opção é não pendurá-los. Muitas pessoas optam por apoiá-los em prateleiras, na bancada, na caixa do vaso sanitário ou até mesmo colocar grandes telas no chão, encostados nas paredes.