Quadros Decorativos - dicas de decoração com quadros.

As obras de Cândido Portinari

 As obras de Cândido Portinaripinit fg en rect gray 20 As obras de Cândido Portinari

Hoje falaremos sobre um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos: o mestre Cândido Portinari. Nascido em 1903, em uma fazenda de café localizada na pequena cidade de Brodowski, interior do estado de São Paulo, Portinari demonstrava uma grande aptidão artística desde os primeiros anos de vida. Inserido no meio rural, o artista teve uma educação muito deficiente e não chegou a completar o ensino primário. Sua primeira demonstração de talento artístico foi aos 14 anos de idade, quando foi convidado a atuar como ajudante junto a um grupo de pintores italianos que estava na cidade realizando a restauração de igrejas.

Portinari As obras de Cândido Portinari

Aos 15 anos, Cândido Portinari deixa São Paulo e viaja para o Rio de Janeiro onde ingressa na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), destacando-se rapidamente entre os demais alunos. Seu sucesso era tanto que, aos 20 anos de idade, Portinari já atraia a atenção de seus colegas, professores e até mesmo da imprensa. Nessa época, o pintor também revela seu interesse por um dos movimentos artísticos que, na época, era considerado marginalizado: o modernismo.

portinari crianca morta As obras de Cândido Portinari

Durante o tempo que estudou na ENBA, Portinari sempre almejou ganhar um dos maiores prêmios que eram oferecidos pela instituição: a medalha de ouro do Salão da ENBA. Durante anos tentou, mas não conseguiu destaque. Em 1928, enfim, o pintor conseguiu alcançar seu objetivo e, além do prêmio, ganhou uma viagem para Paris, local em que morou por dois anos e conheceu grandes nomes da pintura daquele tempo. Em Paris também conheceu sua esposa, Maria Martinelli, que o acompanhou pelo restante de sua vida.

1666 As obras de Cândido Portinari

Ao retornar para o Brasil em 1931, Cândido Portinari sentia-se renovado. Nessa época a estética de suas obras mudou radicalmente criando centenas de esboços e pintando vários quadros que eram expostos no Brasil e no exterior, como em Nova Iorque, nos E.U.A.

Os anos foram passando e Cândido Portinari foi deixando aos poucos as telas e dedicando-se a pintura de murais e afrescos, tendo inclusive pintado murais para a Biblioteca do Congresso de Washington e também para a Igreja de São Francisco de Assis, em Belo Horizonte.

Igrejinha da pampulha portinari As obras de Cândido Portinari

Entre suas maiores obras estão os painéis Guerra e Paz, pintados entre os anos de 1952 e 1956. Na época, os painéis foram encomendados pelo governo brasileiro como presente para a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), localizada em Nova Iorque. Os dois painéis medem 14 m x 10 m cada e retratam cenas alegria e tristeza que impressionam pela riqueza de detalhes.

img 5509 As obras de Cândido Portinari

Durante o ano de 1954, Cândido Portinari foi diagnosticado com uma grave intoxicação causada pelo chumbo contido nas tintas que usava. Mesmo que os médicos recomendassem que o artista deixasse a pintura, Portinari continuou pintando e viajando com frequência para exposições internacionais. Em 06 de fevereiro de 1962 Portinari falece envenenado pelo chumbo e é sepultado em um cemitério na cidade do Rio de Janeiro, local em que passou a maior parte de sua vida.

candido portinari As obras de Cândido Portinari

Mesmo tendo uma vida relativamente curta, Cândido Portinari deixou um legado para milhares de novos artistas que surgiram ao longo do século XX. Além disso, suas obras até hoje fazem um enorme sucesso em diversos continentes, tornando-o um dos pintores brasileiros mais respeitados no exterior.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história desse grande artista, vamos conferir algumas das principais obras de Cândido Portinari que hoje estão em importantes museus dentro e fora do Brasil.

 2581 As obras de Cândido PortinariMestiço (1934)

2744 As obras de Cândido Portinari Lavrador de café (1934)

1191 As obras de Cândido Portinari Café (1935)

938 As obras de Cândido PortinariFutebol (1940)

1863 As obras de Cândido PortinariBrodowski (1942)

1079 As obras de Cândido PortinariDescobrimento do Brasil (1954)

67 As obras de Cândido PortinariBanda de Música (1956)

1211 As obras de Cândido Portinari Dom Quixote Cavaleiro Andante (1956)

988 As obras de Cândido PortinariJesus entre os doutores (1957)

1496 As obras de Cândido PortinariCrianças brincando (1960)

Veja também:

4 Comentários
  1. Obra do Cândido Portinari é uma riqueza para nosso acervo.
    O Pintor retratava com realismo incrível,a forma como o trabalhador era tratado…

    Responder
  2. para ta de parabéns !!

    Responder
Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>