Será que existe uma forma correta de se pendurar quadros na parede? Além da escolha estética do quadro escolhido a enfeitar o ambiente de seu convívio é necessário também saber como executar (a não ser que você esteja disposto a pagar um profissional para isso!). Para além do senso comum, não basta apenas furar a parede e sair pregando quadros aleatoriamente. Pendurar quadros é uma ação mais complexa, na qual deve-se levar em conta: a altura ideal, as cores das molduras e a harmonia do ambiente, por exemplo.
Qual altura?
Pendure o quadro de maneira que, quando você encostar, não bata a cabeça no quadro. Deixe uma altura média de 1,60/1,70 m do piso ao centro do quadro;
Para quadros na sala, deixe 25 cm de espaço entre o sofá, ou outro móvel equivalente, e o final do quadro. Ah! Não se esqueça de descontar o espaço abaixo da marcação, caso haja algum arame já colocado no quadro.
Antes de furar!
– Prenda uma fita crepe em um coador de papel e o coloque em um ponto abaixo de onde vai ser feita a furação, para recolher a sujeira. Antes de furar, verifique sempre se existe alguma instalação hidráulica passando por trás da parede. A fita serve para que quando se perfure a parede, esta não não quebre, nem estufe.
Por onde começar…
Quando se tem muitas peças diferentes e não se sabe como iniciar a colocação na parede, use um papel pardo e faça moldes das peças para dispor na parede. Assim você terá uma noção de como ficará a harmonia do ambiente.
Sem pregos!
Hoje em dia há várias opções de fixação de quadros na parede sem a necessidade de perfuração da parede, sobretudo, para quadros mais leves. Você pode usar apenas fita adesiva dupla face para fixá-los ou adquirir suportes adesivos para quadros. Além de evitar a sujeira e não estragar sua parede, você poderá constantemente mudar os quadros de lugar.
Busque a harmonia nas composições
Agora que já sabe como utilizar, falta apenas ter o quadro. Veja algumas opções aqui e sucesso!