A técnica da gravura, apesar de muito antiga, ainda é desconhecida por muitos, já que exposições desse tipo de arte são pouco comuns. Muitos artistas europeus trabalharam com a gravura durante os séculos XV e XVIII, dentre os quais se destacam nomes como Albrecht Dürer, Rembrandt, Francisco Goya, entre outros. Esses devem sua fama, em grande parte, não apenas às suas pinturas, mas principalmente devido às suas gravuras, pois essas eram muito populares naquela época.
Existem diversas técnicas diferentes para se produzir uma gravura, entre elas destaca-se a técnica da xilogravura, a gravura em metal e a água-forte, quase sempre feitas em tecido e outros materiais, sendo raramente feitas em papel.
A xilogravura é uma das técnicas mais antigas conhecidas. Há relatos de que essa técnica surgiu na China e era conhecida como uma forma de impressão sobre tecido. A técnica chegou ao continente europeu por volta do século XIV e logo foi difundida em diversos países, tornando-se uma importante ferramenta nas mãos de grandes artistas, como Albrecht Dürer, um dos mais populares mestres da gravura de origem alemã.
Além dos alemães, os italianos também se destacaram no mundo das gravuras, por volta do século XV. Com um estilo artístico que buscava enfatizar, principalmente, temas seculares e renascentistas, os italianos produziram obras de grande prestígio e também desenvolveram técnicas diferenciadas, que tornavam suas obras muito populares.
Durante o século XVI o mundo presenciou um grande crescimento no volume de gravuras impressas para comercialização. No século seguinte, Rembrandt, um pintor e gravador holandês, comprou uma prensa e começou a produzir suas gravuras até o momento em que perdeu tudo, fato que o fez vender seu equipamento alguns anos depois. As gravuras de Rembrandt são, hoje, raras e extremamente valiosas.
Muitos outros nomes importantes surgiram durante o século XVIII, dentre os quais se destacam o inglês William Hogarth e também o francês Eugène Delacroix, fechando o período dos mestres da gravura com chave de ouro.
Gostou? Se você quiser saber um pouco mais sobre essa belíssima técnica artística, clique aqui.
Até a próxima!