Paspatur (passe-partout) é o nome dado a uma das peças mais importantes que são utilizadas no momento de emoldurar uma foto, pintura ou outro tipo de obra. Ele pode ser feito em madeira (MDF) ou em papel cartão, tendo duas funções práticas: a primeira é realizar a transição harmônica entre a obra e a moldura, já a segunda é garantir a segurança da imagem, já que o paspatur geralmente possui uma espessura maior (em média 1,5 mm) que garante um espaço entre a obra e o vidro, evitando que a mesma possa aderir nesse vidro e se estrague. Outra característica é que o papel possui pH neutro, o que ajuda a proteger o trabalho artístico contra fungos e também contra a umidade.

 1

Mas, além de tudo isso, o paspatur também é uma peça bastante versátil, pois com uma ampla variedade de cores e estilos disponíveis, é possível valorizar todo o conjunto, criando sensações de profundidade, aumentando a visibilidade da arte, modificando o impacto visual e muito mais.

Posso escolher qualquer cor para o paspatur?

Por mais que algumas pessoas, mais conservadoras, pensem o contrário, nesse caso a resposta é sim! Isso mesmo, pois o tom escolhido para o paspatur deve fazer criar uma harmonia entre a obra, a moldura e também o projeto de decoração do ambiente. Não importa se o tom utilizado será o branco ou um rosa-choque, desde que a cor escolhida mantenha a harmonia da composição entre o quadro e o ambiente em que ele for fixado.

 2

É claro que alguns detalhes devem ser observados, assim como em todas as demais áreas da decoração. Por exemplo: quadros mais formais combinam com um paspatur de cor mais neutra como o branco, o preto ou o cinza; já quadros mais ousados e vibrantes podem ser combinados com um paspatur mais despojado, com cores que combinem com o contexto da obra.

 3

Quem gosta de ousar também pode experimentar novas combinações em suas obras. Uma boa opção é utilizar o paspatur estampado, que pode ser encontrado em casas de molduras ou pode até mesmo ser feito em casa, como veremos a seguir!

Faça seu próprio paspatur

Não é preciso ter nenhuma habilidade especial em trabalhos manuais para fazer um paspatur em casa. Bastam apenas alguns materiais básicos e alguns minutos para deixar os quadros de sua casa ainda mais especiais.

5

Primeiramente escolha a moldura em que será colocada a imagem desejada. Em seguida pegue uma folha de papel cartão de pH neutro (que pode ser encontrado na maioria das papelarias e também em lojas de molduras).

É possível escolher a cor e a estampa do papel, de acordo com a preferência. Em seguida utilize uma régua para medir as dimensões do quadro e da obra (é possível deixar a obra alinhada ao centro do quadro ou nas laterais, de acordo com sua preferência e criatividade). Recorte o espaço para a imagem e monte o quadro alinhando o paspatur junto à moldura.

4

Viu como é fácil? Utilizando essa técnica é possível dar uma vida nova aos quadros de toda a casa deixando-os ainda mais personalizados!