Sebastião Ribeiro Salgado é um dos mais importantes e influentes fotógrafos brasileiros de todos os tempos. Nasceu na cidade de Aimorés, em Minas Gerais, ainda no ano de 1944. Ao longo dos anos formou-se em economia e se casou com a pianista Lélia Deluiz Wanick, que se tornaria sua aliada durante sua participação em movimentos estudantis de esquerda conta a ditadura militar. Em 1969 mudou-se para Paris, local em que concluiu seu doutorado em economia enquanto sua esposa graduava-se em arquitetura.

Sebastiao_Salgado_-_divulgacao

Trabalhou durante alguns anos para a Organização Internacional do Café (OIC), atuando principalmente na fiscalização de plantações no continente Africano. Foi aos 29 anos de idade, durante uma viagem a Angola, que Sebastião Salgado descobriu a fotografia como sua paixão. Assim, em alguns anos, Salgado tornou-se fotojornalista e passou por importantes agências de fotografia como Sygma, Gamma e Magnum. Durante vários anos, o fotógrafo viajou pelo mundo retratando importantes acontecimentos políticos e econômicos, dedicando-se a retratar pessoas consideradas excluídas e que se encontravam à margem da sociedade.

Genesis-5

Seus trabalhos, sempre em preto e branco, já estamparam capas de jornais e revistas em todo o mundo. As imagens captadas por suas lentes retratavam a vida de pessoas simples, de diversas partes do planeta. Entre os anos de 1986 e 1992, dedicou sua vida a fotografar a vida de trabalhadores manuais, resultando no livro “Trabalhadores”, publicado no ano de 1996.

sebastiao-salgado-campo

Entre os anos de 1993 e 1999, Sebastião Salgado dedicou-se a fotografar a massiva emigração de pessoas em diversas partes do mundo, dando origem a dois de seus principais trabalhos: Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo, que ganharam relevância internacional.

sebastiao-salgado-exodos-3

Ao longo de sua vida, Sebastião Salgado lançou vários livros e realizou diversas exposições. Uma delas, Gênesis, pode ser visitada entre os dias 04 de junho e 24 de agosto, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, localizada no Palácio das Artes em Belo Horizonte, Minas Gerais (para maiores informações sobre essa exposição clique aqui).

Confira, agora, algumas belas fotografias captadas por Sebastião Salgado e inspire-se!

jason-islands

Valley that stretches from Lalibela to Makina Lideta Maryan, Ethiopia, 2008

Genesis-19

namibia-africa

fo_salgado_genesis_int-2b1

16275843