O cimento queimado é um material que já existe no mercado da construção civil há muito tempo, porém, nos últimos anos vem ganhando um destaque especial, principalmente nos grandes centros urbanos, onde o apelo ao visual rústico/industrial tem sido fonte de inspiração para diversas casas e apartamentos.
Mas afinal, o que é o cimento queimado? Trata-se de uma mistura de cimento, areia e água em um ponto em que se torna quase uma argamassa. Esse revestimento é aplicado de maneira cuidadosa com o objetivo de deixá-lo o mais plano o possível. Apesar no nome “queimado”, a técnica não emprega o uso de nenhum acessório com fogo no momento de fazê-lo, portanto é totalmente segura.
Existem diversas formas de usar o cimento queimado em sua decoração. Um dos usos mais comuns é no piso, onde o material destaca-se graças a sua versatilidade. Outro uso comum do cimento queimado é no revestimento de paredes e na construção de nichos, bancadas, prateleiras e até mesmo fogões a lenha. Então, te convido a vir comigo para conhecermos um pouco mais sobre esse excelente material para sua decoração.
Vantagens e desvantagens
Assim como todo revestimento, o cimento queimado tem seus pontos positivos e negativos. Entre os principais pontos favoráveis a ele estão a aparência rústica e sofisticada que ele confere ao ambiente, a ausência de rejuntes, a versatilidade (pois pode ser utilizado em ambientes internos e externos), além da fácil aplicação e do baixo custo, que gira entre R$ 15 a R$ 25 reais a cada m2.
Como pontos desfavoráveis temos as trincas e manchas que podem surgir ao longo do tempo (apesar de algumas pessoas escolherem o material exatamente por essa característica), a pouca uniformidade e a porosidade (que pode ser minimizada por meio do uso de verniz, porém nesse caso o cimento queimado pode se tornar escorregadio quando molhado).
Piso de cimento queimado
Esse é, sem sombra de dúvidas, o uso mais comum do cimento queimado nos projetos de decoração. O piso em cimento queimado é versátil e combina com a maioria dos estilos de decoração. A sua coloração cinza característica é ótima para criar ambientes modernos e combina bem com materiais como a madeira, além de elementos em cores vivas, criando um contraste muito interessante.
O piso em cimento queimado possui um baixo custo e agrega muita beleza ao ambiente, porém é necessário que seja feito por um profissional, para evitar problemas de acabamento como pequenos degraus, partes porosas e também as trincas, que são inevitáveis, mas você pode tentar fazer com que elas levem um pouco mais de tempo para começarem a surgir.
Pode ser usado tanto em ambientes internos e externos, porém nesse último é recomendado utilizar juntas de dilatação no momento da aplicação, pois o contato com o calor faz com que o cimento se expanda, ocasionando trincas e rachaduras quando a temperatura cai. E por falar nisso, o cimento queimado é considerado um piso frio, portanto se você mora em uma região onde as temperaturas são mais baixas, poderá aumentar a sensação de frio ao optar por um piso desse material. Agora, se você mora em uma região quente, essa será uma excelente opção para reduzir o calor.
Paredes de cimento queimado
Nas paredes, o revestimento pode ser usado para criar uma atmosfera rústica por meio do seu visual, que se parece com algo que ainda está em fase de acabamento. Ele pode ser usado em diversos ambientes da casa, porém não se recomenda seu uso em banheiros ou outras áreas molhadas como decks de piscinas. O contato constante com a água e produtos químicos pode danificar o cimento queimado, reduzindo sua durabilidade drasticamente.
Outros usos do cimento queimado
Como já dissemos, o cimento queimado pode ser usado em diversos pontos de uma obra, permitindo criar um ambiente personalizado e com um toque de rusticidade. Experimente formar, por exemplo, uma bancada para banheiro em cimento queimado, ou mesmo construir os nichos da cozinha onde serão embutidos os eletrodomésticos nesse material. Se sua casa tiver colunas expostas, ótimo! Aposte no cimento queimado para dar um toque sofisticado a sua casa!
E você, o que achou desse material? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião conosco! Até a próxima.