Muita gente fica na dúvida na hora de escolher o que fazer com aquele quartinho que sobrou e que, quase sempre, é utilizado para ajuntar todo tipo de objeto, transformando-se em uma tremenda bagunça. Pensando nisso, que tal transformá-lo em um quarto de hóspedes que, quando não está ocupado, pode se transformar em seu home office?
Mas, como decorar esse ambiente, uma vez que o home office pede um tipo de decoração mais sóbria, enquanto o quarto de hóspedes pede uma decoração mais aconchegante? Pois saiba que existem diversas maneiras de encontrar um equilíbrio para essa situação. Vamos conferir?
Por falar em home office…
Com a correria do dia a dia é cada vez mais comum trazermos o trabalho para casa ou, até mesmo, fazer de nossa casa o nosso trabalho. Por esse e muitos outros motivos é cada vez mais comum encontrar nas casas os famosos “home offices”, que são pequenos escritórios com toda a estrutura para quem precisa trabalhar em casa.
Mas o que é preciso para montá-lo? Bem, isso vai depender da necessidade de quem vai utilizá-lo e também do tipo de trabalho que essa pessoa desenvolve. No geral são necessários uma bancada – que também pode servir como mesa para apoiar um computador ou notebook – e uma cadeira confortável. Além disso alguns acessórios podem ajudar bastante como uma luminária, um gaveteiro, prateleiras e organizadores como porta-canetas, uma lixeirinha e mais.
É importante ter em mente que, em um ambiente que será utilizado para outros fins, o home office não pode tomar todo o espaço. Mas não se preocupe, geralmente é possível montar o seu pequeno escritório em um espaço super compacto, sem prejudicar as áreas de circulação do cômodo.
Conciliando os ambientes
Como a ideia é ter um quarto de hóspedes junto ao home office, precisamos pensar nos itens que irão compor o restante da decoração. Por exemplo: você irá precisar de uma cama, não é mesmo? Mas e se o espaço for pequeno? Nesse caso a dica é tentar colocar a cama em um dos cantos, se possível mais afastada do home office. Assim você irá segmentar os ambientes dentro do espaço disponível. Outra opção seria colocar um sofá-cama, que pode ser desdobrado somente quando for utilizado. Dessa forma você economiza muito espaço, além de proporcionar conforto a seu hóspede, pois alguns sofás-camas disponíveis no mercado são tão – ou mais – confortáveis como as camas.
Além disso, deixe sempre um espaço disponível para que seu hóspede possa guardar suas roupas e objetos durante a sua estada. Isso pode ser feito por meio da inclusão de móveis como o multiuso, aqueles armários com diversas prateleiras e que podem até mesmo ter um cabideiro dentro. Nesse caso, quando você estiver sem hóspedes, poderá utilizar o multiuso para guardar outros objetos.
Tornando o espaço mais amplo e arejado
Vamos listar agora algumas dicas que podem contribuir para que o seu quarto de hóspedes / home office seja um ambiente mais harmônico e amplo, confira:
• Dê preferência a móveis em tons claros e com linhas retas. Além disso, paredes em tons claros também ajudam a aumentar a sensação de amplitude do ambiente;
• Capriche na iluminação. Durante o dia a luz natural faz toda a diferença, portanto, se o ambiente tiver uma janela, deixe-a aberta para que entre a maior quantidade de luz natural possível. Durante a noite, lâmpadas fluorescentes e luminárias ajudam a tornar o espaço mais claro;
• Nas janelas, no lugar de cortinas, dê preferência a persianas, pois são práticas e ocupam menos espaço. Além disso, são fáceis de limpar e permitem o controle total da quantidade de luz que entra no ambiente.
Gostou dessas dicas? Então abuse da sua criatividade para montar o ambiente perfeito para receber suas visitas e trabalhar com todo o conforto. Até a próxima!