Ao comprar um quadro, uma peça de arte ou mesmo algum utensílio para decorar seu ambiente certamente você já se deparou com a pergunta: “Qual é o seu estilo de decoração?” Talvez você não tenha conseguido responder a essa pergunta por uma questão simples: você não tem certeza da definição de cada tipo de decoração. Se encaixou nessa situação?! O post de hoje é para você (mas é para você também que quer testar os seus conhecimentos).
Composição do estilo
Apesar de serem de certa forma individuais (sobretudo, se se pensar nas misturas e combinações que é possível fazer no mundo da decoração), há sim estilos definidos, ou estilo básico de decoração. Você pode usá-lo de forma completa ou adaptá-lo a seu gosto. Vamos conhecer alguns mais comuns:
Tradicional
Um estilo tradicional de decoração é definido por peças clássicas, que são atemporais. Nesse estilo, há o predomínio de cores escuras e objetos de linhas retas. A ideia é que ser tradicional implica ser previsível (e simétrico!).
Contemporâneo
Em termos técnicos, ser contemporâneo é ser da moda, isto é, é um estilo que reflete o momento presente, o “agora”. Dessa forma, será contemporâneo tudo que está sendo usado como tendência da época. Em geral, o lema desse estilo é o famoso “meno é mais”. Ambientes mais clean, com espaços mais aberto são também chamados de contemporâneo. Em termos de cores, pense elegante e sofisticado. Se a vida , atualmente, é prática, rápida e tecnológica, nesse estilo haverá o predomínio de tons neutros e esquemas de cores monocromáticas, acabamentos brilhantes, como cromo, aço e vidro.
Atenção! Muitas vezes, contemporâneo é usado como sinônimo de moderno. Entretanto, ambos são estilos independentes. Moderno pode ser entendido a partir da ideia de ruptura de um padrão, de um projeto, diferente de contemporâneo que segue uma tendência.
Transitório
É o que há entre o tradicional e o contemporâneo. Cores tendem a ficar dentro da paleta neutra e os padrões estão presentes, mas minimamente.
O leque de estilos não para por aqui.
Em nosso próximo post, Tipos de decoração: Parte 2, você aprenderá sobre o eclético e outros estilos.