Preparar a casa para o clima natalino pode ser uma diversão. Até mesmo as casas que não têm crianças ganham um ar diferenciado quando os proprietários decidem investir na decoração de Natal. É fato que, nessa época, os enfeites atingem preços exorbitantes por conta da alta procura. Mas com um pouco de criatividade e disposição, todos os itens podem ser confeccionados em casa. Não faltam dicas e tutoriais de faça você mesmo na internet. E se envolver toda a família, a tarefa de decorar a casa para o Natal passa a ser ainda mais agradável.
Os enfeites mais comuns, como as árvores em formato de pinheiro repletas de penduricalhos e luzinhas e as guirlandas, dão o ar tradicional à decoração. São símbolos centenários que ajudam a completar a magia do Natal. Mas é possível sim inovar mesmo dentro de um tema que se repete a cada dezembro, todos os anos.
Quem nunca utilizou quadros natalinos na decoração já pode começar a pensar na ideia. Em conjunto com os enfeites de Natal, eles reforçam o espírito da data e dão um charme diferenciado e inusitado a um canto da casa que geralmente não é levado em consideração nesta época do ano: as paredes. Normalmente pintadas com cores neutras, elas podem ganhar vida com uma ornamentação que utiliza quadros como elemento principal.
Os quadros com motivos natalinos podem ser colocados em qualquer lugar da casa onde há um quadro normal. Assim é possível aproveitar os furos já existentes e, durante um período curto, mudar a decoração de todos os cômodos. As cores, formatos, materiais e estampas você mesmo pode escolher em lojas do ramo ou procurar artesãos especializados. Com os materiais certos, também é possível criá-los sem gastar muito dinheiro. Bastam uma ilustração e uma moldura bonita para que sua casa mude de cara em poucos minutos. Abuse das cores: vermelha, verde e metálicas – como a prata e o dourado – e acerte sem muito esforço.
Mas se você é adepto das novidades, também há formas inusitadas de usar os quadros com motivos natalinos. Uma das maneiras é disponibilizá-los na parede de modo que fiquem em formato de pinheiro. Para isso, basta montar fileiras umas acima das outras e, a cada nova fileira, reduzir um quadrinho até que tenha apenas um na última fila. Isso fará com que você tenha uma árvore de Natal exclusiva em minutos. Para evitar furar toda a parede escolhida com pregos em sequência, é possível usar fitas adesivas dupla face com alto poder de fixação – que aderem em superfícies lisas ou rugosas.
Com um pouquinho mais de prática, também é possível fazer e utilizar quadros que tenham funções específicas dentro do lar. Um exemplo é colocar um modelo emoldurado na porta de casa contendo o número do apartamento e motivos natalinos. É uma alternativa em detrimento às já famosas e exaustivamente utilizadas guirlandas. Outra opção é produzir o quadrinho em formato de porta chaves, parafusando ganchinhos na parte inferior, e customizar da forma que mais lhe agradar.
Opções é o que não faltam para inovar utilizando quadros na decoração de Natal da sua casa. Então, mãos à obra!