Nascido na cidade de Barcelona, na Espanha, em 20 de abril de 1893, o pintor surrealista Joan Miró consagrou-se no mundo das artes e tornou-se um dos maiores artistas plásticos de todos os tempos.

images

Joan Miró estudou na Escola de Belas Artes de Barcelona, porém em determinado momento de sua vida começou a receber uma forte pressão por parte de seus pais para que largasse as artes e se dedicasse aos negócios da família. A pressão nessa época foi tanta que o artista decidiu abandonar os estudos e entrou em profunda depressão, necessitando de cuidados médicos para que pudesse se recuperar.

Os anos foram passando e mesmo a contragosto de seus pais, Joan Miró retornou ao mundo das artes, dedicando-se a pintura e também a arte em cerâmica. Ao longo de sua carreira o estilo do artista sofreu a influência de várias tendências como o dadaísmo, fauvismo e o cubismo.

joan-miro-the-red-sun-1

As obras de Joan Miró, apesar de surrealistas, são marcadas por uma simplicidade que o diferencia da maioria dos pintores de sua época. Dizem que durante o período em que estudava na Escola de Belas Artes de Barcelona, Miró treinava sua pintura tentando desenhar objetos de olhos vendados, reconhecendo-os apenas pelo tato. O artista justificava o uso dessa técnica para se libertar da imagem real das coisas. O artista também treinava pintando paisagens que gravava em sua mente, levando-as para a tela imediatamente ao chegar em seu ateliê. Esses exercícios fizeram, ao longo do tempo, com que Miró fosse reconhecido como uma mente privilegiada.

joan-miro-14

Joan Miró tinha a sua maneira própria de interpretar o mundo e em seus quadros procurava mostrar a sua realidade de uma forma simplificada. Em algumas de suas obras, como “Personagem atirando pedras em um pássaro”, por exemplo, o “personagem” ao qual o artista se refere possui uma forma similar a de um pássaro, mas na imagem existe outro ser que muitos interpretam como o pássaro, pois está voando, o que faz com que cada um interprete o “personagem” de uma maneira diferente.

personagem

Nas obras de Joan Miró também é possível perceber uma grande quantidade de símbolos, personagens e figuras, o que faz com que o observador precise usar a sua imaginação para compreender o que o artista deseja transmitir ou criar sua própria interpretação.

joan-miro-11

Joan Miró teve uma vida muito produtiva e chegou até mesmo a pintar murais para a UNESCO e para a Universidade de Harvard, além de ter conhecido muitos países ao redor do mundo. Ele faleceu aos 90 anos de idade na cidade de Palma de Maiorca, na Espanha. Porém, diferente de outros artistas, nunca deixou de pintar. Em seus últimos anos de vida suas obras começaram a demonstrar uma forte ausência de cores e o artista começou a utilizar predominantemente o preto e o branco em seus quadros. Não se sabe se foi uma última mudança de estilo, mas muitos acreditam que isso aconteceu devido a problemas de visão que o atingiram e foram causados por sua idade avançada.

Confira agora algumas das principais obras de Joan Miró e inspire-se!

joan-miro-the-gardenThe Garden

joanmiro5Daybreak

mir0-untitledUntitled

miro-1Painting

the-farm-joan-miro-1921-22The Farm

joan-miro-15Artwork By Joan Miró

joan-miro-16Artwork By Joan Miró

Leia também: