Adriana Varejão é uma conceituada artista plástica brasileira nascida em 1964 e que já participou de dezenas de exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no mundo. A artista traz em suas obras uma mescla do estilo contemporâneo com inspirações no período colonial brasileiro.

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, local em que vive e trabalha atualmente, Adriana Varejão expos suas obras pela primeira vez ainda em 1988, quando participou de eventos artísticos internacionais. Nos anos seguintes participou das bienais de Lisboa e São Paulo, além de ter suas obras exibidas em importantes instituições internacionais em Nova Iorque, Paris, Lisboa e Tóquio.

Tea and tiles II, 1997

Entre os principais trabalhos da artista estão os azulejos portugueses, pintados com temas ligados à cultura brasileira. Esses já foram exibidos em diversas galerias, nacionais e internacionais. Outro destaque de Adriana Varejão são os trabalhos com “carne”, obras consideradas agressivas e que pretendem discutir questões paradoxais entre sensualidade, dor, ferocidade e beleza.

Linda do Rosário, 2004

Em seus mais recentes trabalhos, Adriana Varejão se mostra mais voltada à arquitetura, compondo peças inspiradas em espaços pouco explorados pela maior parte dos artistas como banheiros, açougues, saunas, piscinas e também botequins, abordando temas como cor, textura e perspectiva.

A fonte, 2009

Inhotim

Considerado um dos maiores centros da arte contemporânea das Américas, o Instituto Inhotim, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, abriga uma galeria permanente em que são exibidas diversas obras importantes de Adriana Varejão. Em sua galeria pode-se observar a grande diversidade na obra dessa artista nos campos da pintura, fotografia e escultura.

Galeria de Adriana Varejão em Inhotim

Entre as obras exibidas estão Carnívoras (2008), Celacanto provoca maremoto (2004-2008), Linda do Rosário (2004), O Colecionador (2008), Panacea fantástica (2003-2008) e Passarinhos (2003-2008). Quem visita o Instituto não pode deixar de conhecer essa importante galeria, que fica em um local privilegiado por uma belíssima paisagem (para saber mais, clique aqui).