Depois de escolher, emoldurar e preparar os quadros decorativos que serão usados no ambiente, muitas pessoas ainda ficam em dúvida em qual a melhor maneira de fixá-los nas paredes. Existem vários meios colocar quadros na parede, alguns mais simples, que podem ser feitos por qualquer pessoa, e outros em que se faz necessária certa habilidade, mas nada que não possa ser feito com um pouco de paciência.
Um detalhe importante: a altura de cada quadro
Antes de fixar seus quadros na parede, é importante observar alguns detalhes em relação à composição final da decoração. Entre eles, o principal é em relação à altura.
Quadros com obras menores ou com uma grande quantidade de detalhes devem ser fixados em uma altura mais próxima ao nível dos olhos para que as pessoas possam observá-los com mais clareza. Essa altura é cerca de 1,60 m em relação ao solo (altura média da maioria das pessoas).
A regra é praticamente de proporção. Assim, para molduras maiores, pode-se manter uma distância maior em relação ao olhar, podendo ser fixadas na parte superior de uma parede sem que as pessoas que as observarem tenham nenhum tipo de dificuldade para ver todos os detalhes da obra.
Pode-se, antes de colocar os pregos ou parafusos de fixação na parede, fazer um pequeno desenho, com a disposição de cada quadro na parede em que eles serão fixados. Isso ajuda a ter uma noção de como ficará o resultado final, evitando que se tenha que pagar uma reforma em sua parede, para retirar os furos que serão feitos.
Formas de fixar os quadros na parede
Existem várias maneiras que podem ser utilizadas para que se possam colocar quadros na parede. Entre as maneiras mais simples está o uso de pregos e um martelo ou de parafusos com bucha e uma furadeira (para isso, é importante que você saiba manusear uma furadeira!).
Na hora de usar o martelo e os pregos, é preciso tomar alguns cuidados para não fazer um verdadeiro rombo na parede. Em alguns casos, pode acontecer do concreto ao redor do prego se soltar, o que fará com que ele não fique firme ou mesmo fique totalmente solto. Para evitar que isso aconteça, use um pequeno pedaço de fita-crepe, colocando-o na parede no local em que o prego será fixado. Depois disso, basta martelar com firmeza (cuidado para não acertar os dedos hein) até que o prego alcance uma profundidade na parede que consiga mantê-lo firme, sem se mover. Depois é só retirar a fita-crepe e colocar o quadro utilizando os arames ou outro tipo de suporte que existe nas molduras.
Se preferir utilizar uma furadeira, primeiramente escolha o tamanho correto da broca que será utilizada, de acordo com o tamanho do parafuso e da bucha escolhida. Em seguida, faça o furo com cuidado e coloque a bucha no local pressionando-a com firmeza. Logo após, basta colocar o parafuso na bucha e utilizar uma chave Philips ou de fenda para parafusá-lo no lugar.
Cuidados que se devem ter na hora de fixar quadros!
Para que tudo fique perfeito, é importante tomar alguns cuidados ao colocar os quadros na parede. Sempre utilize luvas na hora de manusear as molduras. Dessa forma, evitam-se marcas de dedos no vidro.
Tenha certeza de utilizar os pregos ou parafusos de tamanho compatível com o peso da moldura que será fixada. Para molduras maiores (e consequentemente mais pesadas), utilize pregos ou parafusos mais grossos, pois esses são capazes de segurar mais peso, evitando que ocorra um verdadeiro desastre caso os quadros venham a cair.
No mais, basta ter um pouquinho de paciência e aproveitar o resultado final, que é uma decoração muito mais bonita e harmoniosa!
Adorei, estou gostando muito desta forma de lidar com quadros. Como sou leiga no assunto, toda sugestão é bem-vinda!
Obrigada