O biombo é um objeto utilizado na cultura oriental há centenas de gerações e que até hoje encanta por sua beleza e a praticidade de utilização em diversos projetos de decoração. Antigamente essas peças eram feitas em bambu e poderiam também contar com partes em um papel resistente, que continha desenhos e escritos tradicionais, porém hoje eles podem ser encontrados em uma grande variedade de tamanhos, estilos e feitos em materiais que vão desde o tradicional bambu até mesmo o moderno MDF.

Na decoração os biombos ajudam a delimitar espaços e trazer mais privacidade a um determinado ambiente. Eles também são muito versáteis e podem ter usos diversos dependendo do gosto e da criatividade de cada um.

Muitos designers e especialistas em decoração gostam de usar os biombos em diferentes espaços de uma casa. Um bom exemplo de seu uso é no hall de entrada, onde pode servir para agregar mais beleza aos objetos já existentes, além de separar essa parte da casa, principalmente se você não possui um corredor um hall bem delimitado.

 

Já nos quartos os biombos podem ter usos bem interessantes. Um bom exemplo é utilizá-lo no lugar da cabeceira da cama. Além de deixar o ambiente mais bonito, eles podem ser utilizados no lugar das cortinas, criando um ambiente mais aconchegante e intimista. Eles também podem ser utilizados para criar um espaço reservado para a troca de roupas, dando mais privacidade e delimitando espaços dentro do quarto.

Você também pode utilizar um biombo para separar a sala de estar e a sala de jantar. Eles são uma ótima opção para esse fim, já que muitas casas e apartamentos possuem esses ambientes interligados. Dessa forma, cria-se um visual mais interessante, sem o peso de uma parede separando os espaços. Além disso, se quiser deitar tudo mais amplo, basta dobrar o biombo e guardá-lo. Assim você tem a sua sala conjugada de volta, não é prático?

Quem possui uma parede com algum tipo de problemas ou que está precisando de uma reforma pode utilizar um biombo para cobri-la. Além disso, você pode utilizar esse biombo para pendurar quadros e outros objetos decorativos, evitando a necessidade de furar as paredes.

Quem quiser montar o seu próprio biombo pode fazer isso com uma certa facilidade. Basta algumas placas e algumas dobradiças, dessas que usamos em portas. Faça o trabalho de decoração que quiser em suas placas, que podem ser de metal, madeira ou até mesmo em plásticos como o PVC. Daí basta colocar as dobradiças e você terá um belo e personalizado biombo.

Essa foi a dica de hoje. Espero que vocês tenham gostado e deixe seu comentário no final. Até a próxima dica.