Um dos locais favoritos para se pendurar quadros decorativos em um quarto é, sem dúvida, atrás da cama. Além de deixar o ambiente mais bonito, de acordo com o tipo de decoração escolhida, os quadros podem tornar todo o lugar muito mais harmonioso, já que é possível combiná-los com as cores das paredes, das roupas de cama e até mesmo com os demais objetos escolhidos para compor a sua decoração.
Dicas básicas para a composição de quadros no quarto
Assim no caso das salas, quando falamos sobre como compor quadros atrás do sofá, as regras para a composição em quartos são muito semelhantes. Um dos pontos de atenção mais importantes é relativo à altura dos quadros em relação à cama. De acordo com especialistas, o ideal é deixar sempre um espaço de 25 a 30 cm entre a cabeceira da cama e os quadros. Assim, quando alguém estiver sentado na cama não correrá o risco de acertá-los com a cabeça. Mas lembre-se de deixá-los sempre na altura dos olhos do observador, ou seja, a cerca de 1,60 m em relação ao piso.
Já em relação à centralização, essa dependerá exclusivamente da quantidade de quadros que você pretende utilizar, sempre tendo como referência o centro da cama. No caso de um quadro único, o ideal é que esse seja de um tamanho maior, pois assim se evita o efeito negativo, quando a cama é muito larga e o quadro pequeno, o que pode afetar a simetria de toda a decoração. Pense em um quadro maior, que seja tão largo quanto a sua cama, mas caso isso não seja possível, complete os espaços vazios com quadros menores, que combinem com o tema principal.
Muitas pessoas também optam por utilizar vários quadros menores, criando um efeito bastante interessante. Você também pode utilizar kits de quadros decorativos, que são lindos e garantem um charme todo especial ao quarto, como nesse exemplo:
Mosaicos com quadros também ficam ótimos atrás da cama. Você pode utilizar diversos quadrinhos pequenos e com o mesmo tema para compor a sua decoração. No caso de um quarto de casal você também pode utilizar fotos dos dois para criar um clima mais romântico!
Dica importante: a escolha das molduras
Tão importantes quanto à própria obra, as molduras fazem uma enorme diferença nesse tipo de decoração. Portanto você deve escolhê-las com prudência, tendo sempre em vista o resultado final de seu projeto. A mistura de molduras, no caso dos quartos, é quase sempre bem vinda, mas no caso de ambientes que possuam muitos elementos decorativos é interessante utilizar molduras em estilo mais “clean”, para que essas não entrem em conflito com as demais peças presentes no quarto.
Fique agora com algumas imagens de quartos que selecionamos para você se inspirar e deixar seu ambiente muito mais lindo!
Até a próxima!