Os quadros abstratos são peças-chave na composição de diversos projetos de decoração. Utilizados em grande escala nos mais variados tipos de ambientes, eles são sempre uma boa opção para quem não procura um tema absolutamente específico para seu projeto, ou mesmo deseja criar um ambiente com visual mais moderno.

1

Origem da arte abstrata

Apesar de existir há centenas de anos, foi no início do século XX que a arte abstrata teve seu devido reconhecimento. Naquela época Wassily Kandinsky, um artista russo e também professor da escola de artes plásticas de Bauhaus, foi considerado o introdutor da abstração no mundo das artes visuais. Ao longo dos anos muitos grandes nomes foram inspirados pelas teorias e estilo de Kandinsky como Duchamp, Delaunay e também Pablo Picasso, considerado um dos maiores mestres da arte do século XX.

2

Atualmente, muitos artistas inspirados nesses grandes gênios se dedicam a criar obras que demonstram uma realidade totalmente fora dos padrões e conceitos aos quais estamos habituados. Em cada tela, uma reviravolta de traços, símbolos, cores e outros pequenos detalhes nos transportam até um universo de sensações únicas, já que esse tipo de arte permite vários tipos de interpretação, de acordo com a realidade de cada momento e de cada observador.

3

Escolhendo quadros abstratos para decoração decoração

Como foi dito, os quadros abstratos são considerados uma peça-chave na composição dos mais diferentes tipos de ambiente. Isso acontece, pois as obras quase sempre possuem um tema não totalmente definido, gerando os mais diversos tipos de sensações em quem as observa.

4

Um bom exemplo são os quadros de Piet Mondrian, um dos grandes nomes do abstracionismo no século XX. Entre suas obras mais famosas estão os quadros repletos de linhas pretas que se cruzam criando espaços aleatórios que ora são brancos, ora são preenchidos por cores como o amarelo, o vermelho e o lilás, distribuídas assimetricamente em toda a extensão da obra.

5

Outro grande destaque do movimento do abstracionismo foi Victor Vasarely, um pintor húngaro que ficou muito conhecido por suas obras que criavam um efeito em três dimensões, utilizando formas geométricas e cores contrastantes como tema principal.

6

É claro que existem muitos outros grandes nomes de artistas do abstracionismo, porém esse será um assunto tratado posteriormente, quando falaremos um pouco mais sobre a história da arte.

 7

Gostou dessas dicas? Então que tal escolher alguns quadros abstratos para compor a decoração de seu ambiente? Eles combinam perfeitamente com quartos, salas, escritórios e muitos outros locais da casa, sendo necessário apenas tomar aqueles cuidados básicos na hora de combinar cores, tipos de molduras, local de fixação e iluminação, como no caso dos demais tipos de quadros decorativos.

8