Famoso por retratar, com um olhar único, as belezas e a gente de nosso país, Aldemir Martins se consagrou como um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros. Em suas pinturas e desenhos observam-se paisagens impressas por tons vibrantes, que retratam principalmente o nordeste brasileiro, além de animais diversos como peixes, galos, passarinhos, gatos e muito mais.

Aldemir-Martins_g

Nascido em oito de novembro de 1922, na pequena cidade de Ingazeiras, no Vale do Cariri – Ceará, Aldemir Martins começou a demonstrar todo seu talento logo em sua juventude, quando ainda nos tempos de colégio, foi escolhido como orientador artístico de sua classe. Entre os anos de 1941 e 1945 serviu ao Exército Brasileiro, onde continuou a pintar em suas horas livres. Essa dedicação à arte lhe rendeu até mesmo uma curiosa patente no Exército, a de “cabo pintor”.

Paisagem, 2003

Paisagem, 2003

Foi também nessa época que Aldemir Martins começou a ser mais reconhecido no meio artístico cearense e, junto com os pintores Mário Barata e Antônio Bandeira, criou o Grupo Artys e a SCAP (Sociedade Cearense de Artistas Plásticos). Além disso, o artista também fez a sua primeira exposição, realizada durante o 2º Salão de Pintura do Ceará.

Casal no sertão, 1952

Casal no sertão, 1952

Os próximos anos da vida de Aldemir Martins foram bastante agitados. Ainda em 1945, mudou-se para o Rio de Janeiro onde participou de diversos eventos artísticos. No ano seguinte foi para São Paulo e recebeu diversos prêmios. Retornou ao Ceará em 1951 e em seu retorno, feito na carroceria de um caminhão “pau de arara”, iniciou uma de suas mais famosas séries de desenho, que retratam as belezas da paisagem nordestina.

Melancias, 1978

Melancias, 1978

Aldemir Martins também viveu em Roma entre os anos de 1960 e 1961, mas retornou para São Paulo, local onde viveu até o fim de sua vida. Entre as características mais marcantes do artista está o fato de nunca ter se acomodado, mostrando-se sempre aberto a inovação e trabalhando, ainda, sobre diversos tipos de suportes como caixas de charutos, telas de linho, tecidos e, até mesmo, sob formas de pizza.

Gato, Cadeira e Violão, 1976

Gato, Cadeira e Violão, 1976

Seus desenhos também foram estampados em diversos objetos produzidos pela indústria e foram até mesmo utilizados na abertura da famosa novela “Gabriela, Cravo e Canela” reproduzida pela TV Tupi, em 1960.

Pássaro, 2003

Pássaro, 2003

Aldemir Martins faleceu no dia cinco de fevereiro de 2006, após sofrer um infarto em sua casa em São Paulo, deixando um importante legado, seguido pelos novos artistas brasileiros.