A decoração de um quarto de bebê requer muita atenção aos detalhes como a segurança e o conforto da criança. Ela também precisa ser versátil, de modo que possa acompanhar o crescimento da criança, permitindo futuras adaptações. É pensando nisso que hoje em dia muitos pais têm optado por uma decoração de quarto de bebê neutro.
Existem vários motivos para escolher esse tipo de decoração, que foge dos padrões que já estão ultrapassados como o tema rosa para meninas e o azul para os meninos, até por que hoje em dia, muitos pais ainda optam por saber o sexo do bebê apenas no momento do nascimento, quando o quartinho já deve estar pronto.
Devido aos apartamentos ficarem cada vez menores nos últimos anos, sendo a grande maioria de apenas dois quartos, há outro bom motivo para se escolher uma decoração neutra: o nascimento do segundo filho. Com uma decoração em tons neutros é possível até mesmo não precisar mexer e nada após a chegada do irmãozinho ou irmãzinha. Apenas algumas pequenas alterações serão necessárias, mas que não comprometem o projeto inicial.
A escolha das cores para uma decoração neutra
Ao se pensar em tons neutros, muita gente logo pensa em cores como o cinza, o branco e até o bege. Porém, na hora de montar uma composição neutra para quarto de bebê, muitas cores podem ser empregadas, sem que a decoração tenha a tendência de mostrar: “aqui é um quarto de menino”, ou “aqui é um quarto de menina. Veja esse exemplo:
Aqui os tons neutros ajudaram a criar uma atmosfera bastante harmoniosa, com a mistura do verde, do vermelho e do amarelo nas proporções corretas. Perceba que as cores dos móveis “conversam” com os demais objetos presentes na decoração, deixando o ambiente visualmente correto e criando uma sensação de conforto.
Nesse outro exemplo podemos observar como as cores neutras, presentes na parede e no carpete combinam perfeitamente com o branco dos móveis e da cortina. Alguns detalhes em branco presentes na parede ajudam a criar um charme todo especial. Além disso, a grande janela permite a entrada de bastante luz natural, que é excelente para esse tipo de cômodo. Alguns detalhes em amarelo, como o travesseirinho do berço ajudam a deixar o ambiente com um visual mais alegre.
Agora temos um quarto mais colorido, mas que também não deixa de ser neutro. Veja só como os elementos foram combinados. O verde presente no papel de parede com estampa de animais combina com a almofada da poltrona, a escadinha do berço e até com o tapete multicolorido. Esse é um excelente exemplo de como combinar cores para criar uma decoração neutra.