Nessa semana você aprenderá duas formas incríveis de combinar os seus quadros levando em consideração o ambiente em que eles foram afixados. No post de hoje você descobrirá como unir de forma harmônica seus quadros com sua mobília. No próximo post (não deixe de acompanhar!), você saberá o segredo da combinação de quadros com as paredes.
A mobília vem primeiro
A decoração de uma casa, mas vale também para um ambiente de trabalho, começa sempre com a escolha crucial da disposição dos móveis e das cores. Assim, os quadros adquiridos posteriormente devem seguir a tendência de decoração que você propôs ao mobiliar a casa. Claro que se você ainda mora com seus pais e está pretendendo morar sozinho (ou acompanhado!) e já tem alguns quadros de estima seu processo será o contrário do descrito. Isto é, sua mobília montada já tendo em mente a composição de seus quadros.
Sempre pense no ambiente!
Apesar de ser uma escolha muito pessoal, ao dispor seu quadro tenha em mente a relação de móveis e outras coisas as quais seu quadro passará a conviver. Nada contra combinações contemporâneas, mas é difícil de imaginar Frida Kahlo em seu banheiro, por exemplo. Um quadro dessa artista cairá bem melhor em seu escritório. O segredo, portanto, é criar uma harmonia entre a mobília, o ambiente e os quadros escolhidos: eles precisam estar na mesmo ritmo.
Mobília clean, quadro clean
A moldura de seus quadros deve seguir, assim, o tom dos móveis. Se sua mobília é composta de itens amadeirados, por exemplo, aposte nesse tom para o enquadramento da arte. Vale lembrar que as cores influenciam o tipo de ambiente: cores não quentes como preto e branco geram o que se chama de “ambiente mais fechado”:
Cores mais quentes, como o amarelo, uma vez que esteja presente em móveis devem estar presentes na moldura ou na imagem de seu quadro:
Mobília neutra, escolha livre!
Se seus móveis são neutros ou pelo mesmo o objeto principal do ambiente é, (pense, por exemplo, em um grande sofá ou em grande móvel na sala ou na cor da cama dos quartos), você está livre para não seguir tendências na hora de escolher o quadro a ser pendurado.
E o segredo é…
Manter um equilíbrio entre as cores e o estilo da mobília. Móveis mais antigos não vão combinar com quadros pós-modernos, do mesmo modo que a arte mais clássica não vai combinar em um ambiente totalmente despojado. Caso esse detalhe não seja observado, seu ambiente aos olhos de quem entrar em sua casa ficará assim:
Lembrando que as dicas aqui valem tanto para o conteúdo do quadro para sua moldura. O conteúdo é perfeito mas a moldura não está adequada?! Coloque essas dicas em prática aqui trocando o quadro ou sua moldura.