Você já reparou que os atuais imóveis que estão sendo construídos estão com o pé direito – altura entre o teto e o chão – cada vez mais baixos? Imóveis antigos podem apresentar um pé direito que chega até a três metros, enquanto os imóveis atuais estão em uma média de 2,60 m e 2,80 m. Isso pode representar um grande prejuízo, principalmente para quem vivem em apartamentos pequenos, com menos de 60 m2. A sensação de aperto pode ser enorme. Pensando nisso, o post de hoje trará 7 dicas que farão com que o teto de sua casa se pareça mais alto. Vamos conferir?

  1. Coloque as cortinas o mais alto possível

Em vez de colocar suas cortinas na mesma altura do quadro das janelas, experimente continuar seguindo até o teto. Nesse caso o seu olho será imediatamente atraído para o ponto mais alto da parede, o que fará com que o teto se pareça mais alto.

 

  1. Escolha móveis de perfil mais baixo

Em outras palavras, dê preferência a móveis cuja a altura seja mais próxima ao chão. Isso evita que seu cômodo pareça apertado e fechado, sendo uma excelente saída para imóveis menores. Além disso, de acordo com especialistas, quanto maior a distância entre o topo do mobiliário e o teto, maior a sensação de amplitude do ambiente.

 

  1. Insira listras em suas paredes

Muitos designers de interiores utilizam esse truque para aumentar a sensação de amplitude de um ambiente. Use tintas ou papéis de parede para criar listras, afinal, a chave para fazer com que o teto pareça maior é usando truques de design que atraem o olhar dos espectadores na direção certa.

 

  1. Coloque espelhos no alto

Espelhos são usados por diversos especialistas para ampliar ambientes e torná-los mais claros. Quando você os coloca em uma altura maior que a habitual, ajuda a ampliar ainda mais a sensação de espaço.

 

  1. Utilize iluminação embutida

Lustres e pendentes, apesar de serem itens luxuosos e capazes de tornar o ambiente muito mais bonito, não são indicados para espaços cujo pé direito seja baixo, pois podem até causar acidentes quando pessoas de maior estatura acabam batendo as cabeças nessas peças. Portanto, nesses casos a melhor alternativa é utilizar a iluminação embutida ao teto. Além de não ocupar espaço, esse tipo de iluminação permite infinitas combinações e deixa o ambiente mais moderno.

 

  1. Invista em detalhes

Detalhes como uma moldura em gesso nos cantos do teto são uma ótima saída para ambientes com pé direito mais baixo. Eles atraem a atenção do observador, fazendo com que o teto se pareça mais alto do que realmente é.

 

  1. Organize o ambiente

Por fim, procure manter a sua casa sempre organizada. Invista em prateleiras e cestos para aumentar a organização e capriche na limpeza do ambiente para que esse fique sempre fresco e arejado.

 

Até o próximo post!