Há algum tempo as pessoas estão à procura de novidades para tornar suas casas mais bonitas e práticas. E é justamente nessa onda que algumas empresas resolveram se especializar em uma nova técnica que já está virando mania em milhares de lares ao redor do mundo, essa técnica é o porcelanato líquido.

Bem, apesar de ser conhecido como porcelanato, essa técnica utiliza um tipo de resina epóxi termofixa, que ao ser aplicada em sua forma líquida, enrijece rapidamente ao ser misturada com outros compostos catalisadores. Assim, forma uma camada resistente e impermeável no piso, sendo ideal para diversos ambientes da casa, inclusive a cozinha.

 

Como funciona

O porcelanato líquido pode ser aplicado sobre qualquer tipo de superfície já existente, seja ela cerâmica, pedra, madeira ou concreto. A cobertura geralmente é feita com uma espessura de 10 cm, o que a torna muito resistente. Além disso, o material utilizado não possui cheiro e evita que você tenha que abandonar a sua casa por um tempo logo após a aplicação, diferente do que ocorre com algumas marcas de tintas para piso, que deixam um cheiro forte. Após a aplicação, em cerca de 12 horas a casa já pode ter a sua rotina normal retomada, pois esse é o tempo necessário para que o material seque.

 

Cores e estampas

Uma das maiores vantagens do porcelanato líquido e também um dos motivos de seu grande sucesso é a possibilidade de se aplicar estampas abaixo do piso. Dessa forma é possível incluir uma imagem em seu piso, permitindo a criação de ambientes altamente personalizados. Confira alguns exemplos:

Tudo isso é possível utilizando o porcelanato líquido transparente, que permite visualizar o que está abaixo no piso. É uma ideia sensacional, não é mesmo?

Se preferir, pode utilizar o porcelanato líquido em cores específicas como o preto, branco, cinza e o azul. Não há a necessidade de se colocar imagens na parte inferior do piso, apesar do efeito ser surpreendente.

 

Vantagens e preço

Entre as principais vantagens do porcelanato líquido estão a sua impermeabilidade, resistência e a ausência de emendas no piso. Essas são algumas das características que tem atraído um grande número de pessoas a fazer o uso dessa técnica em suas casas.

Apesar de parecer um tipo de revestimento caro, muitas empresas oferecem descontos para a aplicação do porcelanato líquido. O preço, em média, varia entre R$ 250,00 a R$ 300,00 o m2, porém, para aplicações em espaços maiores, o preço do metro quadrado pode cair bastante.

Lembre-se de sempre procurar por empresas especializadas ao optar por fazer esse serviço em sua casa. Peça referências, pesquise sobre a empresa na internet e só contrate pessoas de confiança para fazer esse serviço, pois ele requer bastante cuidado e atenção para que a aplicação fique perfeita.

 

E você, o que achou do porcelanato líquido? Deixe sua opinião aqui nos comentários. Até mais!