De casacos e botas a tapetes e almofadas, com o tempo frio, um tecido que ganha muito espaço no mundo do décor é o veludo. Entretanto, contemporaneamente, essa textura, originada provavelmente na China, vem se consolidando como uma tendência decorativa. Com este post, você descobrirá que é possível usar o veludo na decoração em qualquer estação do ano, confira a seguir!

Para além de aquecer…

Nas casas europeias, ou em países de inverno rigoroso, é muito comum o uso do veludo na decoração como uma forma de manter a casa aquecida. Lembre-se, por exemplo, dos clássicos tapetes de peles de ursos na sala de estar mostrados nos filmes hollywoodianos. Mas, para além de aquecer o ambiente, o veludo pode, incrivelmente, ser usado na decoração. Afora o seu uso em acessórios, como tapetes e almofadas, você pode incorporar objetos feitos integralmente desse tecido, transformando um simples, sofá, por exemplo, em uma peça de decoração luxuosa.

 

A beleza do veludo

Como composição, o veludo é feito por uma rede de fios, o que faz com que ele tenha uma incrível maciez. Visto, socialmente, como um tecido fino e luxuoso, a produção do veludo é um processo complexo que envolve a disposição de várias camadas de tecidos. Daí você já consegue perceber que ter uma peça desse material revela um gosto refinado. A beleza do veludo, portanto, mora no fato de que sua produção é quase a elaboração de uma obra arte. Veja se não é extremamente artístico o entrelace dos fios?!

Tipos de veludo

O veludo pode ser feito de fibras sintéticas, como o poliéster ou nylon, ou de fibras naturais, como algodão e linho. Um dos mais belos, e também mais caros, é o veludo de seda.

Existem vários tipos de veludos: veludo esmagado, veludo em relevo, veludo de linho, veludo de veludo. Ficou interessado(a)? Não se preocupe, teremos um post inteiro sobre essas diferenças e, por isso, não deixe de acompanhar os Quadros Decorativos!

Quanto tempo o veludo dura?

A durabilidade de um veludo está associada à sua densidade. Quer uma dica de ouro? Quanto menor e mais densa a pilha de fios, mais durável ele será. Veludos de composição mista com tecidos de plásticos também podem durar por anos.

O veludo na decoração

O veludo na decoração pode ser usado em vários cômodos (salas, quartos e bibliotecas, por exemplo, são ótimas opções!) e em diversos objetos como sofás, sofás-camas, poltronas, cortinas, almofadas, tapetes. Dependendo da estampa, é possível dar, inclusive, um ar mais retrô ao ambiente:

 

Ou uma aparência mais sofisticada. Você decide!

 

Como cuidar do veludo na decoração?

Para manter o veludo na sua decoração sempre belo, é necessário tomar alguns cuidados. Uma forma eficaz de manutenção é fazer a limpeza a seco regularmente, sobretudo nas cortinas e capas de almofadas. Para manter o brilho, use um vaporizador.

E você já utiliza o veludo na decoração ou passará a usar? Conte para nós nos comentários. Siga-nos e acompanhe o que há de melhor no mundo da arte e da decoração com os Quadros Decorativos.