Considerada um dos cômodos mais importantes da casa, a cozinha é também um dos ambientes campeões na matéria bagunça. Afinal, sei que não é fácil manter tudo em seu devido lugar, principalmente quando a correria do dia a dia nos força a buscar maneiras de fazer tudo o mais rápido o possível, não é mesmo? Pensando nisso, o post de hoje trará algumas dicas valiosas sobre organização para cozinhas. Vamos conferi-las?

 

Defina um lugar para cada coisa

 

Conforme a opinião de especialistas, alimentos não devem ser guardados em armários que ficam embaixo de pias ou outros locais em que possa haver a incidência de umidade. Isso favorece a proliferação de fungos e bactérias que podem acabar estragando seus mantimentos. Outra dica muito útil é utilizar potinhos de plástico, vidro ou acrílico para guardar o alimento que já foi aberto. Escreva em uma etiqueta a data de validade e lembre-se sempre de conferi-la.

Defina também um lugar para guardar as panelas, talheres e outros utensílios domésticos. Panelas podem ficar acomodadas em armários, gavetas ou até penduradas em pontos estratégicos da cozinha. Se o espaço for pequeno, prateleiras e ganchos podem ser de grande ajuda.

Se possível, dê preferência a eletrodomésticos de embutir. Além de bonitos eles ajudam a poupar um bom espaço em sua cozinha!

 

Quanto mais praticidade melhor

 

Algo que não pode ser deixado de lado em uma cozinha é a questão da praticidade. É difícil quando precisamos apoiar alguma coisa e não achamos espaço ou um lugar seguro para isso. Assim o ideal é sempre procurar ter em sua cozinha espaços específicos para apoiar panelas quentes (como uma base com proteção térmica).

Carrinhos com rodinhas podem se tornar amigos inseparáveis de quem gosta de ter praticidade na cozinha. Alguns modelos são bastante úteis e contam com prateleiras em que é possível guardar diversos objetos.

Além disso vale a pena investir em eletrodomésticos que realizam mais de uma função como, por exemplo, um multiprocessador que também funciona como liquidificador. Além de poupar espaço, após o uso você terá menos objetos para limpar.

 

Cuidados com a higiene e limpeza

 

Quem gosta de enfrentar uma pia cheia de vasilhas sujas, não é mesmo? Para escapar desse verdadeiro pesadelo de toda dona de casa vale seguir algumas dicas simples, como se lembrar de limpar a louça logo após o seu uso para evitar o acúmulo. No caso das panelas é importante se atentar ao material de cada uma, pois alguns tipos de panelas podem ser danificadas se forem lavadas da maneira errada.

Evite lavar panelas quando ainda estiverem quentes e nunca utilize o lado áspero da esponja ou palhas de aço. Elas podem riscar ou até mesmo arrancar o revestimento da panela danificando-a para sempre. No caso dos talheres apenas água e sabão já dão conta de deixá-los sempre brilhando.

Se você possui uma lavadora não se esqueça de conferir e secar todos os utensílios logo após o processo de lavagem. Os panos de prato também precisam ser trocados diariamente ou sempre que forem utilizados. Para deixá-los sempre branquinhos você pode lavá-los com um pouquinho de alvejante ou deixá-los de molho no sabão em pó com função branqueadora por cerca de uma hora antes de lavar.