O tema de hoje é uma tendência decorativa contemporânea e o título do post fez spoiler: trataremos de tramas humanas na decoração. O que é isso? Como fazer? Confira a seguir!

O que é trama?

Termo da tecelagem, “trama” nada mais do que é um conjunto de fios dispostos em uma peça. Para você criar uma representação mental mais concreta, pense nas tramas que aparecem de forma natural no meio ambiente ou no artesanato, como a clássica teia de aranha e as redes de pescadores. Na decoração, os itens vão explorar esse recurso, que é exatamente o espaçamento entre os fios.

A trama na decoração

As tramas artesanais conferem um toque criativo e singular ao décor, proporcionando aconchego e estilo ao ambiente. A confecção é realizada a partir das mais diversas matérias-primas, como cipó, palha, bambu, fibras naturais ou sintéticas.

Como decorar com tramas humanas?

A decoração com tramas humanas pode ser aplicada em vários objetos, entretanto, o seu destaque é no mobiliário. Móveis de tramas são peças aparentemente rústicas que ganham uma beleza singular.

Nos objetos, as tramas naturais aparecem em lustres, cortinas, tapetes dentre outros itens. Almofadas e tapetes são também acessórios que ficam incríveis quando modelados na tecelagem.

O charme da decoração com tramas humanas

Tramas humanas no décor são, de certa forma, uma influência campestre. Por se tratar de fibras, é comum que o ambiente fique, um pouco, com uma cara de jardim, não é mesmo? Para quebrar um pouco esse estilo, dando um ar mais sofisticado ao ambiente, misture tons neutros, como branco e bege, e incremente outros tipos de materiais no espaço, como o sintético.

Onde decorar com tramas?

A decoração com tramas pode ser usada em qualquer ambiente. Entretanto, as áreas externas parecem ser a melhor opção para esse tipo de decoração. 

 

Curiosidade: Tramas humanas artesanais na decoração são uma vertente que a cada dia ganha mais espaço no mundo de decoração. A beleza desse tipo de trabalho é que ela é uma obra singular e única, pois trata-se de um trabalho manual e, por isso, as variações são de acordo com o artista que o produziu.

A decoração com tramas humanas pode ser realizada aliada à estética boho, estilo típico dos anos 1970, derivado da expressão “Bohemian Chic”, que em tradução livre para o português, significaria “boêmio e chique”. Talvez em razão de sua versatilidade, esse estilo vem ganhando cada vez mais espaço no mundo do design. E o que isso tem a ver com as tramas? Tudo. Esse estilo decorativo tem por principal característica o uso de tecidos (sobretudo os estampados e coloridos) e pufes. Assim, em uma casa decorada com tramas humanas, com uma bela cadeira artesanal de tecido, por exemplo, você estará em um ambiente decorado em estilo boho.

E você já utiliza a trama humana na decoração ou passará a usar? Conte sua experiência nos comentários – ela é muito importante para nós! Siga-nos e acompanhe o que há de melhor no mundo da arte e da decoração com os Quadros Decorativos.