O tema de hoje é uma tendência vem ganhando muito espaço no mundo da decoração: a montagem de jardim em canecas. Ideal para quem vive em apartamentos pequenos ou em casas sem jardim, é possível criar uma linda decoração mantendo plantas em canecas. Com elas, você poderá decorar estantes, mesas de jantar ou mesmo o parapente de janelas. Confira a seguir.

Transforme canecas em vasos!

Você já aprendeu conosco a como fazer o seu próprio minijardim decorativo, não é mesmo? Esperamos que você tenha percebido a beleza em se deixar um ambiente mais harmonioso por meio do uso de plantas. Entretanto, pode ser que você não tenha um espaço suficiente em sua casa para fazer uma decoração acomodando uma planta. Pensando nisso, você pode transformar a sua caneca em um lindo vaso.

Qual planta posso ter?

Para escolher a planta a ser cultivada, você terá de levar em consideração as necessidades dela. A técnica do jardim em canecas só funciona em plantinhas que não precisam de grandes espaços para se desenvolver. Além disso, elas devem precisar apenas de luminosidade e pouca água para permanecerem bonitas e saudáveis, pois conforme o tamanho da caneca não será possível investir em adubos ou trocas de mudas, por exemplo.

Suculentas e cactos

Dentre as plantas que podem viver bem em canecas, destacam-se as suculentas e os cactos. Elas são plantas “menos exigentes”, sobretudo, porque elas retêm nas próprias folhas a umidade necessária para a vida, precisando, assim, de pouca água, de um lugar bem ventilado e de uma boa exposição ao sol. Uma curiosidade sobre esse tipo de plantas é que elas são consideradas, de acordo com o Feng shui, como uma espécie de purificador de ambiente, chegando a agir como uma barreira para os raios gamas, isto é, para as radiações emitidas por computadores e outros eletrodomésticos como televisão e micro-ondas.

 

Onde decorar?

O seu jardim em canecas pode ser montado em vários espaços. Você pode criar um cantinho na sala ou na varanda para dispor juntas todas as suas canecas-jardins ou pode espalhá-las pelos cômodos da casa sobre móveis ou em prateleiras específicas.

 

Uma dica: invista também no visual das canecas. Aposte em canecas decorativas de algum tema de sua preferência.

 

 

 

 

 

 

Dica de ouro!

Além de um belo jardim, você pode fazer também uma pequena horta.

Gostou da ideia? Nos próximos posts, vamos te ensinar, em passo a passo, a como plantar efetivamente em canecas. Não perca!

Até lá.