Muitas pessoas procuram formas de renovar a aparência de suas casas sem gastar muito, seja por que já se enjoaram da decoração ou mesmo por que já está na hora de dar aquela merecida reforma em seu lar. Uma das maneiras mais simples de se renovar o visual de uma casa é pintando. Isso mesmo!

Mudar as cores das paredes pode ser o suficiente para se ter um ambiente totalmente renovado. Além de rápida, essa é uma opção bastante econômica, pois em alguns casos, é possível criar diversos efeitos, destacar partes antes escondidas em seu ambiente e também pode-se dar vida a um espaço que antes não tinha nenhum destaque.

 

Cores para todos os casos

Apenas com tinta e um pouco de criatividade é possível mudar totalmente o visual de um determinado ambiente. Uma sala, por exemplo, pode ganhar vida ao pintar uma janela com tons que criem contraste com o restante da parede. Ou um home office, que por mais que seja considerado um ambiente sério, também pode se beneficiar ao ser pintado com cores vivas, uma vez que alguns estudos já sugeriram que tons como o amarelo e o vermelho estimulam a criatividade.

Você também pode utilizar tons distintos para separar ambientes. Por exemplo: uma sala de estar conjugada com uma sala de jantar pode ter dois tons diferentes, um na parede atrás da TV e outro na parede atrás da mesa. Esse truque ajuda a separar os espaços e também acabam criando a sensação de que o ambiente é mais amplo.

 

Tons claros e tons escuros

Muita gente fica em dúvida no momento de escolher tons mais claros ou escuros para utilizar em suas casas. É importante lembrar de que cada um traz sensações diferentes, como é o caso dos tons mais escuros, que tem a capacidade de tornar o ambiente mais fresco e aconchegante. Mas, como principal ponto negativo dos tons escuros está a pouca capacidade de reflexão da luz, o que faz com que esses espaços pareçam menores e precisem de mais pontos de iluminação durante a noite.

Já os tons claros são ótimos para ambientes pequenos, pois quanto mais luz, maior é a sensação de amplitude de um espaço. Esse é um dos principais motivos para se pintar espaços pequenos em tons como o branco, o bege e o gelo. O único problema é que ambientes totalmente pintados em tons claros podem se tornar monótonos. Nesse caso o ideal é pintar uma das paredes em algum tom que se destaque ou mesmo usar uma textura para criar um acabamento diferenciado.

 

Viu só, com pouco investimento e uma dose de criatividade é possível renovar a sua casa e deixa-la sempre linda. Gostou dessa dica? Então não deixe de acompanhar o nosso blog. Até o próximo post!