No post de hoje falaremos de um assunto que é fonte de muitas dúvidas na hora de escolher os móveis que irão compor a decoração do quarto: ao escolher um criado-mudo, é preciso levar em consideração a altura da cama?

De acordo com especialistas em decoração e design a resposta é sim. Isso por que o criado-mudo é uma peça que não pode ficar nem muito acima, nem muito abaixo da altura da cama, sob o risco de ocorrerem diversos acidentes. Por exemplo: se o criado for alto demais, será mais difícil pegar objetos ou até mesmo ver que horas são no relógio quando você ainda estiver na cama. Agora, se o criado for baixo demais o risco de você ter alguns prejuízos com objetos quebrados é muito grande, pois os travesseiros e almofadas podem acabar caindo sobre ele e derrubar o que estiver por lá.

 

Mas, afinal, qual é a altura ideal?

Bem, muitos especialistas concordam em dizer que a altura certa para o criado-mudo é rente à superfície da cama. Existe também a possibilidade de que ele tenha uma diferença de altura de, no máximo, 10 cm para cima ou para baixo, o que permite a você visualizar com facilidade os objetos que estão acima do móvel e ainda evita acidentes com o travesseiro.

Comprei um móvel com a altura errada, e agora?

Calma, nem tudo está perdido. No lugar de procurar desesperadamente por novos criados para a sua casa, o ideal é procurar trabalhar com o que se tem. Por exemplo. Se o criado é mais alto que a cama, pode-se procurar maneiras de elevar a altura dela, como adquirir um colchão mais alto. Também pode-se elevar a altura da cama, chamado um marceneiro (ou serralheiro se sua cama for de aço) para aumentar o tamanho dos pezinhos da cama.

O mesmo também pode ser feito com os criados. Os modelos que possuem pezinhos podem ter a sua altura elevada ou reduzida com mais facilidade. Agora, se a peça não permite nenhum tipo de alteração, procure afastá-la um pouco mais de sua cama para evitar acidentes ou opte por retirá-lo do ambiente.

 

 Camas e cabeceiras com criados integrados

Para quem procura por praticidade, estão disponíveis no mercado alguns modelos de camas e cabeceiras para camas box que já vem com os criados integrados. Essa é uma ótima maneira de ter o quarto sempre bonito e todas as medidas certas sem ter nenhum tipo de preocupação. Alguns modelos de camas são ainda muito bonitos e certamente irão contribuir de maneira positiva ao projeto de decoração.

E você, já enfrentou algum tipo de problema com seus criados-mudos? Então não se esqueça de deixar um comentário aqui no blog. Até a próxima!