Dando continuidade a série que mostra os clássicos da pintura, isto é, as obra que sobrevivem ao tempo, hoje falaremos um pouco sobre as pinturas mais famosas de todos os tempos. Tarefa muito difícil, por sinal, pois listar é deixar itens de fora e fazer isso com muitas as obras-primas que existem no universo da arte pode ser um verdadeiro pecado. No post anterior, foram citadas obras clássicas de artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Salvador Dali, Caravaggio e Portinari, que também estão na lista das principais obras de todos os tempos – mas como elas já estão citadas lá, seremos perdoados. Hoje, selecionamos sete obras de grandes pintores de várias correntes artísticas, que estão expostas nos principais museus do mundo, mas porque sete? Pois sete é considerado o número da “perfeição”, que é a melhor palavra que podemos escolher para definir essas grandes obras!

“Starry-Night”, de Vincent Van Gogh

Traduzindo para o português, o Starry-Night quer dizer “noite estrelada” (e por meio dos traços expressivos de um dos pintores mais importantes do pós-impressionismo de todos os tempos). Datado de 1889, a história desse quadro é triste, pois a cena parece retratar a vista que Van Gogh tinha durante as noites, quando olhava pela janela da sala do sanatório em que ficou internado, no sul da França. O quadro é uma das mais belas e importantes obras do artista e, atualmente, faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.

images

“O grito”, de Edward Munch

Considerado uma das mais importantes obras do movimento expressionista, “O grito” já foi motivo de inúmeras críticas e elogios desde que foi apresentada em 1893. O quadro apresenta a figura de uma pessoa (que não se sabe bem se é um homem ou uma mulher) em um momento de profundo desespero, sob as luzes quentes do por do sol. A obra é parte de um conjunto que foi chamado de Amor, pintado pelo artista em um dos momentos mais angustiantes de sua vida, cuja ideia era representar as fases de um caso amoroso, sendo “O grito” a última fase. Em determinados momentos da história, as obras de Munch foram consideradas como “arte demente”, sendo que pessoas que se impressionavam com facilidade eram orientadas a não ir às exposições. Hoje, a obra é considerada uma das mais valiosas do mundo e o quadro original está exposto na Galeria Nacional de Oslo, na Noruega.

O Grito, pintura de Edvard Munch (1893)

“Narciso”, de Caravaggio

A clássica história de um belo jovem que se apaixona pelo seu próprio reflexo já foi retratada pelas mãos de diversos pintores, mas foi talvez na obra de Caravaggio que a clássica história da mitologia grega foi retratada com todo o seu esplendor. Datada de 1599, a obra está entre uma das mais belas da história da arte e hoje está exposta na Galleria Nazionale d’Arte Antica, em Roma.

Caravaggio-Narcissus

“O nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli

A beleza desse quadro é um dos fatos que a tornaram tão popular ao longo dos anos. Pintado ainda no ano de 1485, encomendado por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici, que também encomendou outro importante quadro pintado por Botticelli, “A primavera”. Nele, está representado o nascimento da deusa Vênus em forma de mulher adulta, emergindo do mar sob uma concha, com seus longos cabelos da cor de ouro. Na representação, Vênus é empurrada para a margem pelos Ventos D’oeste, que são considerados símbolos das paixões espirituais, recebendo um manto bordado de flores das mãos de uma das deusas das estações. Hoje, a pintura faz parte do acervo da Galleria degli Uffizi, que fica localizada em Florença, na Itália.

botticelli_birth_venus

“Guernica”, de Pablo Picasso

Encomendada a Pablo Picasso pelas forças nacionalistas espanholas no ano de 1937, a obra representa as catástrofes da guerra após o bombardeio da aldeia de Guernica, localizada no País Basco. A obra retrata a tragédia e o sofrimento da guerra, principalmente sobre civis inocentes. O quadro tornou-se muito conhecido após ser exposto em diversos países ao redor do mundo e tornou-se um verdadeiro símbolo anti-guerra. Atualmente o quadro está exposto no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, localizado na Espanha.

Pablo-Picasso-Guernica

“A moça com brinco de pérola”, de Jan Vermeer

Mesmo sem muitas informações sobre sua origem, o quadro em que está retratada uma menina de olhar sereno e com um grande brinco de pérola em sua orelha tornou-se uma das obras-primas de Vermeer. Não se sabe ao certo quem é a moça que está na pintura, nem se esse foi um quadro encomendado, mas sua beleza a tornou muito popular e fez com que ela fosse reconhecida como a “Mona Lisa holandesa”, país de origem do artista. Hoje, o retrato encontra-se exposto no museu Mauritshuis, na localidade de Haia, nos Países Baixos.

Jan-Vermeer-The-Girl-with-a-Pearl-Earring

“Night Watch”, de Rembrandt

Traduzindo para o português, o quadro Ronda Noturna é uma das mais importantes obras do mestre Rembrandt. A obra encomendada pela milícia de Amsterdã representa o então capitão Frans Banning Cocq dando ordens de aos alferes Willem van Ruytenburch para marchar. O que tornou essa obra tão gloriosa é a sua dimensão monumental e também o espetacular uso das luzes e sombras, que eram a especialidade do artista. O quadro atualmente está exposto no Museu Nacional de Rijksmuseum, em Amsterdã.

Rembrandt-Van-Rijn-Night-Watch-also-known-as-The-Company-of-Frans-Banning-Cocq-a...an-Ruytenburch-

E aí se encantou? Pena que não se pode levar essas obras para casa, não é mesmo? Bom, mais ou menos… quem desejar ter em sua parede uma dessas belíssimas obras, encontra na Internet algumas imagens em boa resolução, que podem ser impressas por meio do processo de Fine Art e emolduradas artesanalmente, criando belas composições para decoração. Dessa forma, é possível ter em casa um vestígio da história da arte, que só pode ser vista nos mais importantes museus do mundo. (embora ir ao museu também seja uma opção…)