Estudar é tarefa difícil para a maioria dos estudantes em qualquer lugar do mundo. Exige disciplina e atenção, o que muitas vezes os adolescentes não têm. Hiperativos e muito ligados à tecnologia, passa longe dos desejos de um jovem perder horas sentado à frente dos livros e cadernos. Até mesmo por isso, pensar em uma decoração leve e atrativa para o quarto de estudos pode contribuir para que uma tarde de leituras e de resolução de problemas não seja tão sofrida para os estudantes.

Foto_Texto8_04

E por que não utilizar quadros que estejam em harmonia com o tema e com os demais móveis do recinto? Se você já tem um ambiente de estudo grande e pronto para uso, abuse da criatividade para customizá-lo e deixá-lo com a sua cara. É possível pintar as paredes, aplicar tecidos nos móveis e usar objetos diferenciados e ligados à educação. Importante é se lembrar sempre que o espaço deve favorecer a concentração e estar livre de atrativos que tirem a sua atenção, como os aparelhos eletrônicos. Cores claras são as mais indicadas para esse tipo de ambiente, pois não pesam as vistas e não cansam o cérebro como as cores vibrantes. E os quadros devem seguir as mesmas orientações.

Se não é possível reformar seu canto de estudos por questões financeiras ou dispõe apenas de um espaço pequeno com uma escrivaninha em outro cômodo, os quadros aparecem novamente como uma boa opção. São baratos e podem ser uma forma divertida de decorar um espaço sem vida e que pouco motiva os estudos.

A localização para instalação depende do espaço disponível. Quadros no quarto de estudo podem fugir facilmente à regra básica de “pendurar na parede”. Por conta dos livros e materiais escolares, esses ambientes normalmente são repletos de estantes, prateleiras e nichos por todos os lados. Logo, ótima opção é apoiar as molduras nessas estruturas de forma aleatória – o que dá um ar mais jovial e descolado ao espaço e dispensa a necessidade de ter uma parede livre.

Foto_Texto8_02

E o tema? Ahhh… esse permite variações interessantes e voltadas para as disciplinas escolares. Se sua matéria predileta é a geografia, que tal abusar de mapas mundis emoldurados, imagem de paisagens ou da cultura de países do oriente e do ocidente? Momentos importantes da história do Brasil e do mundo também podem estampar as paredes sem medo de errar.

Se tem dificuldade em química, ter a tabela periódica sempre à mão, sem risco de perder, pode lhe ajudar, e muito, a decorar os elementos sem nem perceber. Para os amantes do inglês, uma boa ideia é rechear o espaço com quadros contendo frases famosas do idioma ou com trocadilhos engraçados. E os fissurados na matemática podem espalhar fórmulas por todos os lados. Opções não faltam.

Ainda há a possibilidade de utilizar quadros com funções que auxiliam no seu dia a dia escolar, como porta recados, calendários interativos, lousas para rabiscos e rascunhos. Todas essas novidades já podem ser facilmente encontradas em lojas e na internet. Procure a que mais combina com você e bons estudos!