Quando pensamos em reformas, logo lembramos da bagunça, sujeira e de todos os transtornos que precisamos passar até conseguir o resultado desejado. Mas, e se disséssemos que é possível mudar totalmente a cara de um ambiente sem sujeira e ainda sem gastar muito? Esse é o caso do banheiro, que pode ganhar uma nova cara por meio da aplicação de plotagem.

Mas afinal, o que é isso? Trata-se de um adesivo feito especialmente para esse tipo de ambiente e que pode ter diversos tipos diferentes de estampas. No momento, estão em alta as pastilhas, que podem ser aplicadas na parede por meio de argamassa. Com a plotagem é possível ter o mesmo efeito visual que se tem com as pastilhas, porém sem todo o trabalho necessário para a sua aplicação.

 

Quanto custa

Estima-se que o custo de mão de obra para que um profissional faça a retirada das cerâmicas do banheiro e aplique as pastilhas fique por cerca de R$ 1.000,00. Isso sem levar em consideração o custo dos materiais, além do tempo que seu banheiro precisará ficar interditado até que a obra seja concluída. Já a plotagem pode ser feita sem nenhum tipo de quebra-quebra, além disso, em pouco mais de uma hora você já pode voltar a usar seu banheiro que já estará prontinho e de cara nova. Mas o melhor ainda está por vir: a plotagem, de acordo com o tamanho do banheiro, custa algo em torno de R$ 300,00, ou seja, uma economia de mais de 70%.

 

Como é feita a aplicação?

Recomenda-se que a instalação da plotagem seja feita por empresas e profissionais qualificados para que o resultado fique o mais profissional possível. Eles poderão identificar eventuais defeitos na plotagem e corrigi-los ali mesmo. Além disso, como trata-se de uma área úmida, é importante ter alguns cuidados na instalação, como aplicar um pouco de silicone nos contornos do adesivo, além da aplicação de uma camada de verniz impermeabilizante. Tudo isso para garantir que o contato com a água e o calor não danifiquem a plotagem e garantir que ela permaneça linda por mais tempo.

 

Onde aplicar

A plotagem pode ser feita em diversos pontos do seu banheiro para valorizá-lo. Um dos locais mais comuns é na parede de fundo do banheiro, logo atrás do box. Você também pode aplicar a película na região da bancada, próximo ao espelho e nas bordas das janelas.

Onde comprar

Você pode encontrar as películas com facilidade em lojas virtuais especializadas em decoração, além de gráficas e empresas que já trabalham com o serviço de plotagem. Lembre-se de que, caso opte por comprar pela internet, será necessário contratar um profissional da área para realizar a instalação com perfeição.

E você, o que achou dessa ideia para transformar o seu banheiro? Não se esqueça de deixar seu comentário aqui no blog. Até o próximo post!