Henri Robert Marcel Duchamp foi um importante pintor e escultor francês, também o criador do conceito de ready made. Nascido em 28 de julho de 1887, na França, o artista se tornou cidadão dos Estados Unidos da América no ano de 1955, país em que viveu até os últimos anos de sua vida.

marcel_duchamp (1)

Duchamp começou a se envolver no mundo das artes ainda muito cedo, talvez por influencia de seus irmãos que também se consagraram grandes artistas na Europa. Aos 16 anos deixou a casa de seus pais para morar em Paris com seu irmão, mesma época em que tentou ingressar na Escola de Belas Artes, local em que foi rejeitado. Assim, Marcel Duchamp deu início aos seus estudos artísticos na Academia Julian, local em que começou a pintar quadros com influência impressionista, segundo o próprio artista, apenas para ver como se fazia esse tipo de arte.

Transition of Virgin into a Bride (1912)

Transition of Virgin into a Bride (1912)

Nos anos posteriores, Marcel Duchamp produziu uma série de obras em que eram nítidas as influências do cubismo. Entre as mais importantes está o quadro “Rei e rainha rodeados por rápidos nus” (1912), obra que sugere diversas interpretações, pois sugere um rápido movimento entre formas humanas e abstratas.

The King and Queen Surrounded by Swift Nudes (1913)

The King and Queen Surrounded by Swift Nudes (1912)

É inegável a importante contribuição que os quadros de Marcel Duchamp prestaram a formação da arte abstrata. Entre os anos de 1913 e 1923 o artista dedicou-se a elaboração do que seria, talvez, uma de suas mais importantes obras: “O grande vidro”. Pintura feita com tinta a óleo sobre duas placas de vidro, dividida em duas seções. A parte superior recebeu o título de “A noiva desnudada pelos seus celibatários, mesmo”, já a parte inferior foi chamada de “Moinho de chocolate”. A obra, que já foi o assunto de inúmeras discussões, desperta até os dias atuais uma grande curiosidade nos que possuem o privilégio de admirá-la, já que contém inúmeros níveis de significado, sendo capaz de gerar milhares de interpretações diferentes em seus observadores.

"O grande vidro”

“O grande vidro”

Duchamp e o ready made

É impossível falar sobre Marcel Duchamp sem falar do conceito de ready made, que é nada menos do que o uso de objetos do cotidiano, que inicialmente não possuem nenhum tipo de conceito artístico, para o campo das artes, ou seja, o artista não precisaria trabalhar o objeto artisticamente para que ele pudesse ser considerado uma obra de arte.

duchamp

Entre as obras mais importantes e também mais conhecidas de Duchamp está “A Fonte” (1913). Essa obra foi e até hoje é um marco no mundo da arte conceitual, já que o artista utilizou um simples urinol branco em que escreveu a assinatura “R. Mutt”, nome da fábrica que produziu o objeto. Essa escultura foi enviada para um concurso de artes promovido nos Estados Unidos, porém foi rejeitada pelo júri, que não a considerou uma “obra de arte”.

"A Fonte" (1921)

“A Fonte” (1913)

De acordo com especialistas, sob o conceito de ready made, Duchamp escondia uma dura crítica ao que era considerado como “obra de arte”. Por meio dos títulos atribuídos a essas obras, o artista desvencilhava-se do que é conhecido como “arte da retina”, que são obras cujo significado era meramente a aparência. Por meio do uso de objetos do cotidiano, Duchamp permitia que as pessoas pudessem refletir sobre a arte enquanto linguagem e não apenas como algo visual.

duchamp-bicycle-smiling

Marcel Duchamp deixou um importante legado para as formas de expressão artísticas que surgiram em seu tempo e após seu falecimento como o Dadaísmo, o Surrealismo, o Expressionismo Abstrato e principalmente para a Arte Conceitual. Até os dias de hoje o artista é considerado um gênio por muitos e continua sendo fonte de inspiração para novos artistas em todo o mundo.