Oscar Claude Monet é um pintor parisiense nascido em 14 de novembro de 1840 e também um dos precursores do movimento artístico que ficou conhecido como Impressionismo.  Em suas obras, Monet fazia o uso das cores como nenhum outro artista da época e essa característica de seu estilo se fez valer por toda a sua vida.

claude-monet

Filho de pais mercadores, Monet demostrava, desde os primeiros anos de sua vida, aptidão para as artes. Foi uma de suas tias, Marie Jeanne Lecadre, que o encorajara a seguir a carreira artística. Assim, ingressou na escola secundária de artes no ano de 1851, tornando-se bastante conhecido pelas caricaturas que produzia. No ano de 1856 conheceu o pintor Eugène Boudin, que o introduziu a técnica da pintura ao ar livre.

Femmes au jardim (1866-1867)

Femmes au jardim (1866-1867)

No ano seguinte, Monet mudou-se para Paris, local em que começou a estudar pintura na Academia Suíça de Paris. Foi também nessa época que Monet conheceu sua primeira mulher, Camille Monet, com quem se casou posteriormente e teve dois filhos. Porém a pintura acadêmica não o agradou e assim o artista foi estudar artes junto a Charles Gleyer em Paris. Na mesma época, junto à Camille Pissarro e Gustave Courbet, começou a desenvolver uma técnica que permitia pintar os efeitos das luzes com rápidas pinceladas, o que anos depois seria conhecido como o impressionismo.

"Regata em Argenteuil" (1872)

“Regata em Argenteuil” (1872)

No ano de 1863, Monet alugou um espaço em que montou seu primeiro estúdio em Paris e começou a pintar. Também nessa época, duas de suas obras foram expostas no Salão Oficial de Pintura de Paris: “Estuário do Sena” e “Ponte sobre Hève na Vazante”. Nos anos seguintes, Monet produziu diversas obras, algumas delas muito elogiadas como a obra “Camille” (1866).

Camille (1866)

Camille (1866)

Entre 1866 e 1867, Monet pintou a gigantesca tela “Mulheres no jardim”, que não foi aceita no Salão de Paris. Em 1870, com medo de ser recrutado para o exército francês, o artista se refugiou em Londres, juntamente com sua família e produziu belíssimas pinturas. Já em 1872, de volta a Paris, Monet pinta o quadro “Impressão, nascer do sol”, obra que deu nome ao movimento impressionista e que foi exibida na primeira exposição do movimento ocorrida no ano de 1874.

"Impressão, nascer do sol" (1872)

“Impressão, nascer do sol” (1872)

Nas próximas décadas, Claude Monet viajou por dezenas de locais produzindo magnificas pinturas ao ar livre. No ano de 1883, após a morte de Camille Monet, o artista se mudou para a comuna francesa de Giverny, na Normandia. Foi nessa época que começou a trocar correspondências com uma antiga amiga, Alice Hoschédé, com quem se casou no ano de 1884. Nessa época, Monet produziu uma de suas mais famosas séries de quadros com imagens da Catedral de Rouen em diversos horários do dia e sob diferentes pontos de vista.

La Cathédrale de Rouen. Le Portail et la tour Saint-Romain, plein soleil (1893)

La Cathédrale de Rouen. Le Portail et la tour Saint-Romain, plein soleil (1893)

Em 1899, Monet fez uma séria de pinturas do jardim que possuía em sua casa, onde existia um lago e uma ponte japonesa que, no período do outono, enchiam-se de flores caídas das diversas árvores. A série, conhecida como “Nenúfares”, é uma das mais belas obras da história da arte e também uma das mais populares do movimento impressionista.

"Nenúfares" (1904)

“Nenúfares” (1904)

Os últimos anos da vida de Claude Monet foram marcados por uma doença que atingiu seus olhos, fazendo com que sua visão ficasse prejudicada. Porém, mesmo assim, Monet continuou a pintar, intensificando ainda mais o uso de tons fortes em seus quadros. Em 1911, Alice Hoschédé faleceu, fazendo com que o artista perdesse parte de sua vontade de pintar e também de viver. Monet faleceu em 1926 e foi enterrado em um cemitério no norte da França.