Escolher cores de tinta pode ser um processo demorado e até mesmo frustrante, principalmente quando há tantos tons para se escolher. A boa notícia é que certas cores podem funcionar melhor em ambientes específicos e esse é um assunto amplamente estudado no mundo do design.

ala-cucine-red-kitchen

Quando se trata de cozinhas, tons como o branco, cinza, azul, vermelho, amarelo e verde realmente se destacam. Cada um desses tons podem criar sensações diferentes, de acordo com o ambiente, mas todos eles permitem criar um espaço agradável e acolhedor.
Confira agora algumas dicas sobre cores e saiba como escolher a melhor para pintar a sua cozinha!

As cores e suas características

Cores mais quentes, como o vermelho são constantemente utilizadas para estimular o apetite e são uma excelente opção para cozinhas. Vermelho é bastante versátil e pode ser subdividido em vários tons que se destacam em uma cozinha, seja nos armários ou nas paredes.

Uma vez que a maioria das pessoas começam seus dias em suas cozinhas, uma boa opção pode ser utilizar tons de branco. Essa cor pode realmente energizar o espaço, criando uma atmosfera fresca e limpa. Além disso, uma cozinha totalmente branca vai realmente despertá-lo (a) no minuto que você entrar nela. Mas muita gente não gosta do branco total e por isso o ideal para quem deseja utilizar essa cor em sua cozinha é apostar em objetos e utensílios em cores vibrantes para quebrar um pouco da seriedade e simplicidade trazida pelo branco.

white-kitchen-subway-tile1

O cinza é um tom neutro que tem se tornado o centro das atenções em muitas casas atualmente. Muitas vezes é classificado como sendo um tom muito frio, mas com a aplicação certa, ele pode fazer maravilhas em uma cozinha. O melhor de tudo é que ele combina lindamente com uma grande variedade de outras cores e é a base perfeita para iniciar o projeto de pintura de uma cozinha. Você pode usá-lo também em elementos como a bancada ou o gabinete.

blue-kitchen-cabinets_gal

Azul é outra cor que funciona bem em cozinhas. Tons mais leves de azul, como os pastéis, tornam o ambiente mais fresco e limpo, por isso recomenda-se o uso em paredes, armários, ou até mesmo o teto. O azul é uma cor revigorante e funciona melhor quando usado com moderação, caso contrário, pode se tornar enjoativa. Os azuis escuros também funcionam bem nas cozinhas, mas é importante decorar o resto do cômodo com tons como branco, cinza ou outros tons neutros para evitar que o ambiente se torne muito escuro.

Cores para iluminar a sua cozinha

Como um raio de sol, o amarelo pode iluminar instantaneamente o ambiente, porém, alguns dizem que essa é uma cor que pode abrir o apetite. O amarelo é uma boa opção para espaços pequenos e pode criar um efeito de maior amplitude no ambiente. Ele também combina com detalhes em branco e cinza.

kitchen-with-yellow-wall

O verde e suas variações

Verde é também uma cor inteligente para usar na cozinha. Há muitos tons diferentes para escolher, incluindo hortelã e maçã verde, que combinam bem com tons de madeira e branco. Para os mais aventureiros a dica é tentar o verde esmeralda, Cor escolhida pela Pantone no ano de 2013. Uma opção bem interessante e que pode dar aquela pitada energia para a cozinha quando usada em uma parede de destaque, armários, um balcão ou até mesmo no chão.

161680-850x566r1-bkit

Espero que você tenha se inspirado com essas cozinhas e possa fazer a melhor escolha com as cores. Até o próximo post!