Continuando nossa série de postagens sobre iluminação, hoje falaremos um pouco entre as diferenças entre lustres e pendentes, além de algumas formas de utilizá-los para compor uma decoração bonita e elegante.

Lustres são peças luxuosas, mas que combinam bem com diversos tipos de decoração. Já os pendentes são peças modernas e que se destacam por sua simplicidade, combinando com vários tipos de ambientes e proporcionando uma iluminação mais direta.

Na hora de escolher um deles, várias dúvidas podem surgir. Por isso separamos algumas dicas especiais, que irão auxiliá-la (o) no momento de compor o projeto de iluminação de sua casa. Confira.

Onde instalar lustres e pendentes

Uma das dúvidas mais comuns na hora de projetar a iluminação de um ambiente com lustres e pendentes é onde instalá-los. Os lustres são peças de decoração mais sofisticadas, com muitos adornos e detalhes, além de proporcionarem uma iluminação mais difusa. Devido a isso são mais indicados para ambientes como salas, quartos e até mesmo o hall de entrada de uma casa. Devido a essa riqueza de detalhes e peças pequenas, não são indicados para ambientes como a cozinha, por exemplo, onde a gordura resultante da produção dos alimentos pode ficar impregnada na peça, deixando-a com um visual sujo e até mesmo danificando-a.

Já os pendentes são peças mais simples, quase sempre com um visual moderno e podem ser instalados em qualquer parte do ambiente onde se queira destacar algo, já que possuem um facho de iluminação mais direcionado. Alguns dos lugares em que os pendentes se destacam é sobre a mesa de jantar, sobre bancadas de trabalho ou em pontos específicos da decoração que precisem ser destacados.

Atenção na escolha de um lustre

Um ponto importante e que quero destacar quanto a escolha de um lustre é a respeito de seu tamanho. Tenha cuidado para não escolher peças que sejam desproporcionais ao tamanho do ambiente, ou seja, grandes ou pequenas demais. Dessa forma você evita que uma pessoa mais alta acabe batendo com a cabeça no lustre, o que ele fique imperceptível no ambiente.

Outro ponto de atenção é quanto ao material em que a peça é confeccionada. Dê preferência a lustres feitos em vidro, uma vez que são mais resistentes ao calor provocado pelas lâmpadas. Alguns modelos de lustres são feitos com peças plásticas e em acrílico. Se escolher um desses, opte por lâmpadas que aquecem pouco ou pelo LED, uma vez que o superaquecimento da peça pode fazer com que ela derreta e acabe causando curto circuitos e até incêndios.

Cuidado com o uso de pendentes em áreas de circulação

Esse é um caso muito comum, principalmente em casas com pé direito alto. Apesar de ser elegante em algumas situações, pendentes muito baixos podem ser um problema quando instalados em áreas de circulação de pessoas, uma vez que podem ser danificados e até mesmo causar acidentes. Tome cuidado para que esse problema não ocorra em sua casa.