Quando o assunto é viagem, é quase unânime o hábito que os viajantes e mochileiros têm de colecionar artefatos adquiridos em seus passeios. O tíquete do trem, o folder de um espetáculo, o ingresso de uma alguma atração, as cédulas e as moedas de cada país visitado, os cartões-postais, os souvenirs e uma série de outros objetos são trazidos como recordações como forma de mantê-las sempre perto da memória. No post de hoje, você aprenderá a usar as lembranças de viagem na decoração. Afinal de contas, nada melhor do que manter em casa, visualmente, as aventuras já vividas, não é mesmo?

Por onde começar?

O primeiro passo para fazer uma ótima decoração com lembranças de viagem é separar os objetos por categorias. Dessa forma, será mais fácil fazer a composição evitando que o ambiente fique parecido com um depósito de coisas em uma mistura aleatória.

A escolha do ambiente

Por mais que o número de objetos que você tenha seja significativo, é recomendável escolher um ambiente único da casa para decorar com recordações de viagens a fim de que o espaço não tenha uma sobrecarga visual.

A disposição dos objetos

A disposição é uma escolha extremamente pessoal, mas é necessário tomar dois cuidados especiais. O primeiro: não deixar que os souvenirs “atrapalhem” o espaço (colocar um mural de fotos no meio da sala, por exemplo, dificilmente será uma boa escolha). O segundo: levar em consideração a natureza da lembrança –  objetos mais frágeis, como xícaras, devem ser sempre dispostos no alto.

 

Os acessórios para lembranças de viagem na decoração

Para te ajudar na montagem da composição da decoração, a dica de ouro é investir em acessórios. Estes podem ser desde aos objetos já comuns no décor a itens específicos.

Acessórios decorativos comuns

Na organização de seus artefatos de viagem, use e abuse dos acessórios comuns como prateleiras, armários e potes.

Monte quadros com seus cartões-postais, tíquete de entradas e passagens.

Para coleções de moedas e cédulas, por exemplo, a dica é fazer um quadrinho ou mesmo criar um tampo de mesinha de centro.

Com as imagens, você pode montar um painel ou uma caixa de fotos organizadas por países ou cidades.

Acessórios decorativos para os amantes de viajantes

Atualmente, há vários objetos feitos exclusivamente para os viciados em viagem que querem decorar o ambiente com suas experiências tais como os mapas (que podem ser encontrados como quadros ou adesivos de parede – o legal dessa opção é que alguns permitem que você marque os lugares já visitados com pints, post it ou mesmo com marcações personalizadas) e a table travel, uma mesa feita para se deixar as recordações à mostra.

  

 

Sentiu-se inspirado? Você já tem o hábito de decorar sua casa com lembrancinhas de viagem? Conte para nós sua experiência.