Considerada o “cartão de visitas” de uma casa, a sala é um ambiente onde a atenção com a decoração deve ser redobrada, pois é nela que recebemos nossos amigos, parentes e outras visitas. Esse cuidado com a decoração deve levar em conta uma grande diversidade de fatores, como o tamanho do ambiente, a disposição dos móveis, cores e objetos decorativos que serão utilizados para ornamentar o ambiente. Em um mundo de casas e apartamentos cada vez menores, muitas pessoas encontram dificuldades, principalmente quando o assunto é a decoração de salas pequenas.

Em ambientes pequenos é muito importante planejar a decoração para que o espaço disponível seja muito bem aproveitado. Nesses casos também é importante tomar cuidado com os espaços de circulação, para que não fiquem obstruídos. Também é importante ficar atento a quantidade de objetos que farão parte do projeto de decoração, pois espaços menores tendem a parecer “entulhados” caso estejam muito cheios. Assim, vale aquele velho conselho que diz: “menos é mais”.

Quanto mais “clean”, melhor!

Uma das principais dicas para decorar uma sala é investir em um ambiente mais leve, mais “clean”. Salas com muitos objetos, dependendo do tamanho, podem dar uma sensação de bagunça, por isso vale a pena pensar e retirar do ambiente móveis e objetos que você não usa ou mesmo que já estejam ultrapassados e fora de moda. Entre os objetos que realmente precisam permanecer em uma sala estão: rack ou painéis para TV, sofá, poltrona, tapete, mesa de centro, cortinas, aparelhos de TV/DVD/Som, objetos de iluminação, quadros e outros objetos decorativos. Mas é claro que isso não é uma regra. Se você possui um pufe que combine com a decoração, por que não utilizá-lo? Porém tenha consciência, quanto menos objetos forem utilizados, mais amplo e organizado o espaço será.

Cores claras valorizam o ambiente

Os tons mais claros são, sem dúvida, a melhor opção para criar uma sensação de amplitude no ambiente. Independentemente do tamanho de sua sala, utilizara cores claras nas paredes e no teto irá aumentar a reflexão de luz, causando um efeito que torna o espaço maior. Mas se você é daquelas pessoas que gostam de tons fortes e cores vibrantes, poderá apostar em móveis e acessórios que criam um contraste com as paredes claras. Existem no mercado uma infinidade de objetos que você pode utilizar para criar o efeito desejado. Mas lembre-se de não abusar na quantidade, continue seguindo a regra de ouro de que “menos é mais”.

Quadros e espelhos decorativos

Quadros decorativos são uma excelente opção para quem tem um espaço vazio disponível em uma das paredes de sua sala. Completá-la com pinturas, fotografias e desenhos pode dar mais personalidade ao ambiente, mas lembre-se de escolher imagens e molduras de tamanhos e estilos compatíveis com o tipo de decoração que você está montando.

 

Os espelhos são uma ótima opção, pois contribuem para a sensação de amplitude do ambiente. Eles também podem ser ótimas peças decorativas quando instalados em molduras. Uma dica interessante é instalar os espelhos em paredes em que reflitam pontos importantes da decoração de sua sala. Uma ótima opção é na parede atrás do sofá.

E você, gostou dessas dicas? Tem alguma outra? Então não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar suas experiências aqui!