A decoração de um quarto de criança é algo que requer bastante planejamento e atenção por parte dos pais. Por se tratar de um cantinho especial onde a criança irá brincar, descansar e passar boa parte de seu tempo, a decoração deve refletir o universo dos pequenos e, ao mesmo tempo, ser um lugar organizado, que também facilite o trabalho dos pais quando o assunto é a arrumação.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como decorar um quarto de criança, pensando em alguns pontos importantes como a escolha das cores, dos móveis e também dos acessórios que farão a composição do ambiente.

  1. A escolha das cores

Em um quarto de criança é muito importante que os pais consigam se livrar de uma vez por toda do antigo estereótipo que um quarto de menina deve ser rosa e um quarto de menino deve ser azul. A escolha das cores deve ser bem pensada, para isso, caso a criança já tenha idade para compreender, converse com ela e tente descobrir seus gostos.

Uma dica importante é tomar cuidado com cores muito vibrantes, pois essas podem deixar a criança agitada. Aposte em tons claros, assim o quarto ficará sempre bem iluminado. A combinação de tons pasteis também é muito interessante. Você também pode investir em papéis de parede, que são uma ótima opção para compor um visual diferente e ao mesmo tempo elegante no quarto da criança.

 

  1. A escolha dos móveis

Nesse momento é importante que você leve em consideração a funcionalidade de cada móvel dentro do ambiente. Hoje em dia existem dezenas de lojas especializadas na venda de móveis para quarto infantil e nelas você poderá encontrar opções tradicionais e também criativas como camas em formato de carros ou casinha de bonecas, beliches com escorregadores para a saída, camas com casinhas e muito mais.

Além de divertidos, esses móveis ajudam a estimular a imaginação da criança, que tem em seu quarto um ótimo local para brincar. Por falar em imaginação, não se esqueça de incluir no quarto da criança uma mesinha para estudos e um cantinho de leitura. É importante desenvolver desde cedo hábitos como a leitura e o gosto pelos estudos na criança e nada melhor que ter um lugarzinho especial para isso dentro de casa, não é mesmo?

 

 

  1. Acessórios

Existe uma infinidade de acessórios que podem ser utilizados quando o assunto é a decoração de um quarto infantil. Alguns ajudam bastante na organização como prateleiras, nichos, baús e organizadores. Assim, a dica é deixar prateleiras e nichos com brinquedos e livros sempre ao alcance da criança. Além disso, você pode investir em um futton para colocar sobre baús, tendo assim mais um espaço onde a criança pode descansar. Os organizadores servem para que os pequenos criem desde cedo o hábito de manter seus pertences em perfeita ordem.

  1. Paredes e iluminação

Adesivos de parede conferem bastante personalidade a um quarto de criança. Esses podem ser feitos sob medida e ajudam a reforçar o tema escolhido para o ambiente.

Outra opção interessante para as paredes é a tinta lousa, que permite a criança desenhar, escrever e se divertir. Os pais também podem utilizar esse cantinho para recados e desenhos para inspirar os pequenos.

A iluminação também deve ser planejada com bastante cuidado. Um quarto de criança deve ser claro e bem iluminado. Para ajudar você pode investir em iluminação indireta em locais como mesas de estudo ou acima da cama. Luminárias, abajures e luzes em LED também são muito bem vindas.

Inspirou-se?#partiudecorar.

Até a próxima!