Já imaginou poder transformar aqueles acessórios do dia a dia em peças decorativas para a sua casa? Nós já pensamos e hoje vamos dar uma super dica de como transformar um balde de gelo em uma belíssima luminária para decorar seu quarto, sala, home office ou cozinha com muito estilo. Vamos conferir?

Créditos das imagens: Minha Casa

Para montar sua luminária será necessário:

  • Um balde para gelo em alumínio;
  • Um jogo com fio e soquete para lâmpada (encontrado com facilidade em lojas de materiais elétricos);
  • Spray de fundo para alumínio;
  • Spray de tinta brilhante na sua cor favorita;
  • Spray de tinta metalizada (cromo);
  • Furadeira com broca 9/16;
  • Lixa para metal P100;
  • Um pedaço de madeira para servir de apoio.

 

Vamos começar a montagem?

O primeiro passo é fazer os furos no balde. Para isso, meça com o auxílio de uma régua ou fita métrica o ponto exato do centro do balde e faça um furo utilizando a furadeira. Lembre-se de apoiar o balde sobre um pedaço de madeira para não correr o risco de danificar o piso ou a superfície que for utilizada como apoio. Logo após, faça pelo menos mais quatro furos ao redor do furo central. Esses servirão para ajudar na ventilação e dissipação do calor produzido pela lâmpada. Após fazer os furos, utilize a lixa para retirar qualquer rebarba que fique sobre a parte externa do balde.

Começando a pintura

O primeiro passo é limpar bem o balde e se certificar de que não há nenhum tipo de sujeira ou resíduo que possa atrapalhar o resultado final da pintura. Utilize o spray de fundo para cobrir completamente a parte externa do balde. Essa etapa é importante para que o resultado da pintura seja o mais profissional possível. Após a aplicação do fundo, aguarde ao menos 24 horas para voltar a trabalhar com o balde (ou o prazo que for informado pelo fabricante no rótulo do produto).

Em seguida, pinte a parte externa utilizando a tinta spray brilhante na cor de sua preferência e o interior com a tinta spray cromo. Aguarde o prazo informado no rótulo do produto para que a secagem ocorra por completo.

 

Montagem da luminária

Por fim, passe o fio no furo central feito no balde e instale o soquete. Coloque uma lâmpada adequada ao tipo de ambiente que se deseja iluminar e faça a instalação da luminária no teto como uma luminária comum. Agora que está tudo pronto, ligue a sua luminária e aproveitar!

E você, gostou dessa dica? Então deixe seu comentário e compartilhe essa publicação! Até o próximo post!