Você já parou para pensar como os dias têm se tornado corridos? Parece que de uns anos até agora as horas passam mais rápido, as coisas acontecem num piscar de olhos e os dias parecem literalmente “voar”. Essa sensação é muito comum, principalmente entre as pessoas que compartilham de uma rotina agitada em que as rotinas da casa, do trabalho e dos estudos parecem entrar em uma disputa absurda para ver quem conseguirá ficar com a maior parte do seu tempo.

Assim, pensando em deixar um pouco de lado essa rotina frenética, o post de hoje é dedicado a ensinar você a montar uma decoração zen em sua casa, tornando-a um verdadeiro refúgio de paz e tranquilidade. Vamos conferir juntos algumas dicas?

 

Aposte em cores que relaxam

Tons pastéis e mais escuros como o azul, o cinza e o marrom são ideais para quem deseja compor um ambiente no melhor do estilo zen. Além de sóbrias, essas cores remetem a elementos da natureza como o céu, a água, a terra e o ar permitindo uma melhor conexão com as energias da Terra, mesmo que você esteja em um apartamento no meio da “selva de pedra”. Tons de nude também ajudam a descansar os olhos depois de um dia agitado. Eles podem marcar presença nas paredes ou no teto, mas também podem constar nos móveis e acessórios como almofadas e cortinas.

Elementos naturais

O termo “zen” é bastante ligado ao misticismo, a tranquilidade e a contemplação. Além disso, também é muito utilizado para tratar das pessoas que são adeptas às práticas de meditação. Por esse motivo, quando montamos uma decoração zen é comum buscar por elementos que traduzam um pouco essa paz. Entre as inúmeras possibilidades para tornar o seu ambiente mais zen podemos destacar a aromaterapia, pois é comprovado que alguns aromas têm a capacidade de relaxar e ainda limpar a mente depois de um dia estressante. Assim, abuse de velas aromáticas, incensos e essências naturais como o eucalipto, o jasmim e a lavanda.

Na hora de escolher os móveis da sua casa dê preferência para aqueles feitos em elementos naturais como a madeira. Além de sua beleza, móveis de madeira possuem um poder térmico que é capaz de ampliar a sensação de conforto atribuída ao ambiente. Nesse sentido, ao escolher o enxoval abuse de tecidos feitos de fibras naturais como o linho e o algodão. Eles não podem faltar em uma verdadeira decoração em estilo zen.

Iluminação

A luz natural é a protagonista nesse estilo de decoração, dessa forma, vale deixar todas as cortinas abertas, abrir as janelas e deixar o sol iluminar e aquecer a sua casa, tornando-a ainda mais aconchegante. Para o período noturno a dica é apostar em uma iluminação indireta, que pode ser feita por meio de luminárias, spots e até mesmo por velas (porque não?).

 

Toques finais

Para finalizar a sua decoração em estilo zen é preciso não se esquecer da palavra de ordem: bem-estar. Assim, capriche nas almofadas para o sofá, abuse de mantas, cadeiras de balanço, tapetes, poltronas e, caso você tenha espaço, até mesmo uma deliciosa rede.

Flores também são ótimas para completar o décor. Além disso, você pode incluir uma fonte que faça aquele delicioso barulhinho de água, pedras e outros elementos naturais.