Escolher um sofá que combine com o estilo de sua sala nem sempre é uma tarefa fácil. Além da aparência, muitos outros fatores precisam ser levados em consideração como o conforto, a durabilidade dos materiais, o tipo de almofadas e a altura da parte traseira. Esses últimos elementos são dois dos mais importantes a serem observados, pois existem sofás de diferentes alturas e estilos, sendo cada um deles indicados para diferentes tipos de ambientes. Já o tipo de encosto é um fator que contribui muito para a beleza e o conforto de um sofá, portanto é outro ponto crucial de atenção na hora de escolher o móvel perfeito.

Cuidados com a altura do sofá

A altura da parte traseira de um sofá causa um grande impacto sobre o seu uso no dia a dia. Sofás com o encosto traseiro mais alto – pelo menos 45 cm – tendem a ser mais confortáveis, pois permitem que você tenha um ponto onde descansar a sua cabeça quando estiver sentado (a). Esse tipo de sofá é ideal para pessoas que gostam de usá-lo enquanto leem ou assistem TV, já que a posição favorece o conforto quando se fica muito tempo na posição sentado.

simmonstrevorlivingroomcollection

Se você é daquelas pessoas que usam o sofá para se deitar, apoiando a cabeça no braço do sofá, a altura do encontro traseiro não deve ser uma preocupação. Nesses casos o ideal é procurar por modelos que combinem com o estilo da sala e privilegiem o conforto.

A altura da parte traseira também não é uma preocupação quando se deseja montar um ambiente em estilo “lounge”, pois nesses ambientes é comum o uso de sofás e poltronas que possuam um encosto baixo, privilegiando o estilo e preocupando-se menos com o conforto.

modern-living-room-couches-sofa-with-circle-wood-coffe-table-and-white-tab-on-laminate-flooring

Se você possui um ambiente com janelas e deseja acomodar o sofá com encosto mais alto, tome cuidado para não obstruí-la. Além de bloquear a vista, os raios solares podem prejudicar o material do sofá, ressecando-os e diminuindo drasticamente a sua durabilidade. Nesses casos o ideal mesmo é utilizar um sofá com encosto mais baixo, que fique abaixo da linha da janela.

Qual tipo de encosto é perfeito para você?

Outro assunto importantíssimo que abordaremos nesse post é a respeito do tipo de encosto presente em cada sofá. Existem três tipos, basicamente. São eles: justo, almofadado ou almofadas soltas.

fascinating-living-room-decoration-with-green-paint-wall-colors-green-couple-coach-modern-white-coffee-table

Os sofás com encosto justo são aqueles que possuem a almofada do encosto totalmente integrado ao sofá. Eles geralmente apresentam um aspecto mais firme e sóbrio, ideais para quase todos os tipos de ambientes. Esses sofás podem ser encontrados com encostos lisos ou trabalhados, que são bastante elegantes. Nesse tipo de sofá é interessante incluir algumas almofadas para que se tenha um melhor apoio para a lombar de quem o usa.

43440e48fcb863d1af2c3438eb8a2269

Já os sofás com encostos almofadados são aqueles que apresentam grades almofadas integradas a sua estrutura, porém essa criam um efeito visual que passam a sensação de estarem soltas, quando na verdade não estão. Esse tipo de sofá é bastante confortável e podem criar tanto ambientes casuais quanto formais, dependendo do tipo escolhido. Eles são os mais procurados para salas de TV devido a seu conforto.

O último tipo é o sofá com almofadas soltas. Nesse modelo o encosto do sofá normalmente é feito com um estofamento mais rígido, sendo coberto por uma série de almofadas soltas. Esse é um estilo bem casual e de grande beleza. É ótimo para quem deseja sentar-se com muito conforto, mas as almofadas soltas podem oferecer menos apoio para a lombar, o que pode ser sentido após passar muito tempo nesse tipo de sofá.

colorful-livingroom-with-white-long-sofa-and-cushions-also-mmodern-hanging-lamp-also-arch-lamp-and-photogrpahs-nd-porcelain-and-windowed-wall

Viu só? Escolher o sofá ideal para a sua sala pode levar algum tempo, visto que é necessário tomar uma série de cuidados e ter atenção aos detalhes que falamos ao longo desse post. E você, o que achou dessas dicas? Não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar a sua opinião com os demais leitores.