Proveniente das antigas casas e fazendas do interior, o estilo rústico tem sido muito procurado por quem deseja agregar o bom e velho conforto das casas de campo ao seu dia a dia. Muitos materiais são utilizados para compor esse estilo, mas o grande destaque fica mesmo com a madeira, que pode aparecer em partes diferentes da decoração, como nos móveis, nas vigas expostas, nas paredes e também nos demais objetos decorativos.

 

A decoração em estilo rústico é própria das casas do interior, mas nada impede que você possa trazer um pouco desse estilo para o seu dia a dia na cidade. Com muito estilo e bom gosto, é possível decorar uma casa rusticamente, mesmo que ela esteja localizada em um grande centro urbano. Porém é importante que o morador tenha a certeza de que esse estilo poderá lhe trazer conforto e bem-estar, caso contrário, você poderá ter um ambiente que não agrega beleza e conforto ao seu dia a dia, dizem alguns especialistas em decoração.

Principais características do estilo rústico

Como a própria definição da palavra rústico já diz, esse estilo é uma verdadeira “volta as origens” quando falamos a respeito de decoração. Um dos pontos mais marcantes do estilo rústico é a capacidade de não se importar com as imperfeições. Paredes gastas pelo tempo, móveis com pouco acabamento ou até mesmo feito com sobras de outros objetos, como rodas de carroças antigas ou bobinas de madeira fazem parte de um clima de interior que esse estilo é capaz de reproduzir.

Muitos tecidos também ajudam a compor um ambiente em estilo rústico, principalmente quando são trabalhados artesanalmente. O couro também pode estar presente em diversos elementos da decoração como em sofás e poltronas imponentes e bastante confortáveis.

Vigas em madeira aparecendo no teto também são uma característica marcante do estilo rústico. Elas podem ser pintadas, envernizadas ou até mesmo podem ser deixadas sem nenhum trabalho de acabamento. Elas conferem muito estilo ao ambiente, deixando-o com a aparência das velhas casas de fazenda.

Quais cores usar?

Essa é uma pergunta que deixa muitos em dúvida. No estilo rústico é muito comum utilizar tons mais escuros e sóbrios, como o terra, o bege e o marrom. A cor natural da madeira também é uma ótima escolha. Em alguns casos, você pode deixar o ambiente com um toque personalizado, incluindo objetos com cores vibrantes, tudo isso sem perder a essência do estilo rústico.

Cinco dicas para decorar no estilo rústico

  1. Utilize quadros e espelhos para compor a decoração da parede. Abuse das molduras antigas e gastas pelo tempo. Fotografias antigas e paisagens campestres também são ótimos temas para as paredes.
  2. Procure em antiquários e lojas de antiguidades por móveis e objetos antigos. Quanto aos móveis, prefira sempre os de madeira maciça e não se preocupe se estiverem com pequenos defeitos.
  3. Cadeiras de balanço dão um charme a mais na decoração rústica. Você pode colocá-la em diversos lugares como nos quartos, na sala ou na varanda.
  4. Iluminação difusa é a melhor opção para esse tipo de decoração. Aposte em lustres, luminárias e até mesmo velas para criar uma atmosfera toda especial em seu ambiente.
  5. Abuse de móveis maiores. Armários, baús, mesas e outros móveis bem volumosos são ótimos nesse tipo de decoração, porém tome cuidado se o seu espaço é limitado, pois esses não devem obstruir as passagens e áreas de circulação do ambiente.

Pretende colocar este estilo em prático ou já colocou? Compartilhe sua experiência conosco!