Construir uma biblioteca pessoal é um sonho para os amantes da leitura impressa. Poder reunir todos os livros em um único espaço que seja aconchegante e ao mesmo funcional é a meta de muitos pesquisadores, estudantes, professores, adeptos do home office ou mesmo para leitores assíduos. Se você está se perguntando como montar uma biblioteca em casa ou como organizar livros mantendo o décor harmônico, esse post é para você! Confira a seguir algumas valiosas dicas!

A escolha do ambiente

Ler é um ato solitário que exige concentração, por isso, para montar uma biblioteca em sua casa, a primeira coisa que você deve fazer é escolher um ambiente que receba poucos ruídos. Veja, por exemplo, que escolher um quarto no fundo da casa é mais interessante do que um cômodo mais perto da sala, onde, provavelmente, haverá uma maior circulação de pessoas.

Ainda sobre o ambiente, é desejável escolher cores claras para a pintura. Já que certamente haverá estantes que poderão escurecer a biblioteca.

 

Alguns detalhes fundamentais na hora de definir o local de sua biblioteca particular

Além do barulho, há dois pontos que também devem ser levados em consideração na hora de definir o espaço perfeito para sua biblioteca em casa. O primeiro deles é a luminosidade, pois ela interferirá quando você fizer uso da biblioteca de noite. O segundo é o nível da temperatura e da umidade do espaço. Livros não podem ser armazenados em locais úmidos, pois eles se desgastam mais rápido. A umidade, por sua vez, interfere na produção de fungos e mofos, que podem destruir os seus exemplares além de, claro, serem um perigo para a saúde.

Organize os livros sobre algum parâmetro

O método de disposição dos livros é algo extremamente pessoal. Entretanto, algum parâmetro deve ser adotado. O acervo pode ser disposto, por exemplo, por coleções, gêneros, nome ou sobrenomes de autores. Uma dica é usar o sentido de leitura na ordenação.

 

Para os afixados pela ordem, uma opção interessante seria a organização pelas cores das capas… fica bonito, mas imagina o trabalho que daria para localizar um livro no dia a dia.

Para montar uma biblioteca em casa, você terá de valer de estantes ou de prateleiras. Elas podem ser encontradas sobre diversos materiais.

Monte uma composição

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de Biblioteca”, é o que afirma o escritor argentino Jorge Luis Borges. Quando você estiver montando a sua biblioteca pessoal, você deve ter essa frase em mente, pois mais do que um simples lugar de leitura, a biblioteca é um espaço de aconchego, chegando a se tornar um certo refúgio. Por isso, invista em seu paraíso e monte uma composição. Isso implica pensar em elementos que também farão parte da biblioteca como, poltronas, tapetes, escrivaninhas.

Espalhe a biblioteca pela casa

Se você não dispõe de um cômodo específico para fazer uma biblioteca em casa, nem tudo está perdido! Explore as paredes da casa e invista em prateleiras ou estantes. Todo lugar é bem-vindo, até o corredor que liga a sala à cozinha.

Viu como seguindo nossas dicas será fácil organizar sua biblioteca? Os livros, muitas vezes, também são usados como parte da decoração, mas isso é tema para outro post. Siga-nos e acompanhe o que há de melhor no mundo da decoração com os Quadros Decorativos.

Até a próxima!